Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Bebês que contraíram infecção em hospital de Pernambuco permanecem estáveis

A assessoria do Hospital das Clínicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) informou na tarde desta quarta-feira que os bebês que contraíram infecção hospitalar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal estão estáveis e respondem bem ao tratamento com antibióticos.



O setor está fechado, por determinação da Apevisa (Agência da Vigilância Sanitária de Pernambuco), desde segunda-feira (12) devido a infecção de seis bebês com infecção hospitalar. No total, 12 crianças estavam no setor e todas também apresentavam infecção precoce --infecção transmitida pela própria mãe, mas que ocorre devido às falhas do setor obstétrico da unidade.

Segundo o hospital, uma das crianças apresentou melhora significativa, deixou a UTI e foi transferida para a UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), uma espécie de semi-intensivo. Agora são 11 bebês internados na UTI, sendo que seis deles apresentam infecção hospitalar.

Mesmo com a redução de crianças internadas na UTI, o número de bebês continua superior a capacidade do setor que é de dez crianças. De acordo com a Apevisa e o próprio hospital, a superlotação na UTI neonatal contribuiu para que acontecesse infecção generalizada no setor.

De acordo com a assessoria, a superlotação faz com que os leitos dos bebês fiquem mais próximos e aumente a chance de transmissão de doenças, além de reduzir a qualidade do atendimento.

Ontem (13), o hospital afirmou que a UTI neonatal deve voltar a receber pacientes em no máximo 15 dias. Segundo a assessoria, esse deve ser o prazo necessário para controlar a doença e reduzir o número de bebês atendidos pelo setor. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet