Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Mulher entre 20 e 39 anos é alvo da campanha de vacinação contra rubéola

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou hoje (06-01), durante divulgação dos dados da campanha de vacinação contra rubéola, em Cuiabá, que resta vacinar 15.771 mulheres com idade entre 20 e 39 anos. Isso significa que, das 23.034 pessoas que ainda não vacinaram, 14,8% mulheres compõem essa faixa etária.


Até ontem, os números do Data SUS apontavam que o município já havia imunizado 260.843 pessoas, representando um percentual de 91,9%. Desse total, 131.718 foram mulheres e 129.125, homens. Dados preliminares levantados hoje pela manhã mostraram que esse alcance vacinal subiu para 92,4%.

Na Capital, a campanha foi iniciada em agosto de 2008. Desde então, a ação já foi prorrogada quatro vezes. Desta vez, o encerramento da campanha, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), está previsto para o próximo dia 9. No entanto, conforme disse a coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos, Ivanete Fortunato, "caso a meta de vacinação não seja atingida até o final da campanha, as equipes de vacinação continuarão com o processo de abordagem até que ela seja alcançada".

Para o diretor de Vigilância da SMS, Wagner Simplício, esse processo final da campanha será a etapa mais difícil. "Isso porque todas as formas de divulgação e abordagem já foram utilizadas, mas ainda resta uma parcela da sociedade que ainda não sabe ou não entendeu a importância da vacinação", afirmou.

De acordo com a gerente da Imunobiológica da SMS, Welignen Leite da Silva, para atingir a meta do MS, a Secretaria já esteve em inúmeros shows, praças, centro comerciais, prédios públicos, empresas privadas, praças, eventos religiosos e esportivos, e ainda nos dois turnos das eleições municipais. "Nós ainda fizemos a abordagem em inúmeros pontos distintos da cidade", destacou.

Segundo Ivanete, além das 63 unidades do Programa de Saúde (PSF) e dos 22 Centros de Saúde, a população pode encontrar equipes de vacinação também nos shoppings Pantanal e Três Américas, nos supermercados Atacadão, Modelo (da avenida Miguel Sutil) e Big Lar, e também nos hospitais Santa Helena e Geral.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet