Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Educação

Prazo para as instituições de ensino aderirem ao Fies acaba nesta sexta

Prazo para as instituições de ensino superior particulares participarem do processo seletivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) relativo ao primeiro semestre de 2009 termina nesta sexta-feira (27).


As instituições devem preencher o termo de adesão e enviá-lo via internet por meio do Sifes . O período de inscrição dos alunos começa na segunda-feira (30).

ProUni
O prazo para os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) se inscreverem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para conseguir financiamento para pagar a outra parte da mensalidade foi prorrogado até o dia 24 de abril.

A data para formalizar o contrato de financiamento na Caixa Econômica Federal fica alterada para o dia 30 de abril. A portaria 394, de 20 de março de 2009, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 23.

De acordo com o Ministério da Educação, é necessário estar matriculado em uma instituição particular de ensino superior que tenha aderido ao Fies em 2009 e ser bolsista parcial do ProUni.

O aluno pode usar o financiamento para pagar 50% das mensalidades. Para efetuar a inscrição, o bolsista deve preencher uma ficha disponível no site da Caixa Econômica Federal. Depois de preencher o documento, o aluno deve imprimi-lo em duas vias e entregá-lo na instituição de ensino.

Para os estudantes dos cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e para as carreiras que integram o Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia, os juros anuais do Fies são de 3,5%, e para os demais cursos, 6,5% ao ano. Durante o curso, o bolsista paga uma taxa de R$ 50, a cada três meses, para amortizar os juros.

Ainda segundo o MEC, o bolsista parcial do ProUni que vai buscar o financiamento pode apresentar um ou mais fiadores (com comprovação de renda) ou utilizar a fiança solidária. Na fiança solidária, grupos de três a cinco alunos, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, sem que seja exigida a comprovação de renda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet