Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Universo Jurídico

STF adquire equipamentos antigrampos para garantir privacidade de ministros

Na última semana de 2008 o Supremo Tribunal Federal (STF) efetuou a compra de 55 aparelhos telefônicos criptografados, no valor de R$ 380 mil, que dificultam a instalação de grampos e a eventual gravação de conversas. A preocupação do presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, é garantir maior segurança e privacidade aos integrantes da Tribunal em suas comunicações.


O próprio Mendes teria sido vítima, em 2008, de um suposto grampo, divulgado pela revista Veja. O veículo de imprensa publicou trecho de um telefonema entre o presidente do STF e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Ambos confirmaram o teor da transcrição. A revista atribuiu a gravação à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e um inquérito, ainda inconcluso, foi aberto pela Polícia Federal (PF) para investigar o caso. A denúncia também motivou o afastamento do então diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, após Mendes ter cobrado providências da presidência da República. Na semana passada, Lacerda foi exonerado em definitivo do cargo na Abin, para assumir função na Embaixada do Brasil em Portugal.

Segundo a Organização Não Governamental (ONG) Constas Abertas, o STF vai aquirir 20 celulares e 35 telefones fixos junto à empresa TLS Informática, no valor divulgado de R$ 380 mil. Segundo informações da ONG, apenas os aparelhos que integram o sistema antigrampo teriam as conversas protegidas de possíveis grampos e gravações.

O STF não irá divulgar informações técnicas relativas aos aparelhos. A assessoria de imprensa do Tribunal justificou a restrição pela própria natureza do serviço que será executado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet