Olhar Direto

Quinta-feira, 05 de agosto de 2021

Notícias | Variedades

Projeto de Lei que ''oficializa'' funk é notícia no exterior

O Projeto de Lei 4124/08, apresentado pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), visa definir o funk como forma de manifestação cultural popular para que o Poder Público garanta sua produção do estilo musical. A tentativa do político brasileiro virou notícia nos principais veículos musicais do exterior.

"A polícia freqüentemente interrompe as festas de funk no Rio por denúncias de tráfico de cocaína. Isso causa algumas resistências ao projeto de lei, embora ele deva ser aprovado até o final do ano", diz a matéria da revista inglesa New Musical Express.

Já no jornal britânico The Guardian, o destaque fica por conta da controvérsia levantada no Brasil em função do conteúdo das músicas feitas pelos funkeiros. "A crítica ao funk é em função das letras com conteúdos sexuais explícitos", diz o texto.

Por outro lado, a publicação também fala sobre a força do movimento. "O funk ganhou apoio de peso nos últimos anos, ganhando um lugar fixo no mainstream. No ano passado, DJ Marlboro, um dos maiores nomes do estilo, foi convidado para tocar no aniversário de Sérgio Cabral, governador do Rio", explica.


Sitevip Internet