Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Nova Friburgo (RJ) ganha CVT voltado para incremento do turismo local

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e o presidente da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), Nelson Massini, inauguram, nesta segunda-feira o primeiro CVT (Centro Vocacional Tecnológico) voltado para o turismo, em Nova Friburgo (RJ). A cerimônia de entrega da unidade à população está prevista para acontecer às 16h30, na av. Júlio Antonio Thurler, nº 18, em Olaria.


No endereço onde antes funcionava um antigo depósito de tapetes, a área construída é de aproximadamente 1.025 m², sendo que os laboratórios e oficinas abrangem 290m² deste espaço. Com investimento de implantação da ordem de R$ 615.620,79, o CVT Nova Friburgo foi projetado para atender, anualmente, cerca de 1.200 alunos.

Neste mesmo dia, às 15h30, o governador e demais autoridades farão uma visita ao CVT Bom Jardim, inaugurado no último dia 3 de dezembro, na Rua Luiz Fernando Carriello, 39, em Varginha, há 20 km de Nova Friburgo. Na ocasião, em função do mau tempo, o governador não pôde comparecer à inauguração.

Turismo como vocação

O CVT prevê cursos técnicos para aqueles que possuem o ensino médio (subseqüente) e formação inicial e continuada de trabalhadores. A proposta da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) é preparar profissionais comprometidos com os objetivos de desenvolvimento econômico e social da região.

No caso de Nova Friburgo, na região Serrana do estado o Turismo é a vocação local. O município tem cerca de 200 mil habitantes e recebe mais de 400 mil visitantes por ano, que procuram a região para passeios, férias, convenções e eventos promocionais. Além disso, a região conta com um grande número de hotéis e pousadas, tendo enorme demanda por profissionais qualificados, por exemplo, em recepção de hoteleira, serviços de quarto e bar e em técnicas de comando e controle de cozinhas.

Conforme o novo catálogo de cursos do MEC (Ministério da Educação e Cultura), publicado em junho, a área de turismo está inclusa no segmento denominado Hospitalidade e Lazer, que engloba tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação.

Inscrições abertas até o dia 17 de janeiro

O CVT Nova Friburgo continua com inscrições abertas, até o dia 17 de janeiro, para seus 13 cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores: recepcionista hoteleiro (40 vagas), assistente de gerência hoteleira (50), operador de telemarketing (40), camareira (50), inglês para turismo (40), francês para turismo (20), espanhol para turismo (40), garçom (20), barman (40), informática básica e profissional (40), montagem e manutenção de microcomputadores (32), cozinheiro (20) e auxiliar de cozinha (20). Ao todo, são 452 vagas, a serem disputadas por sorteio, marcado para o dia 19 de janeiro, logo após o término da inscrição, no dia 17. As matrículas acontecem de 20 a 24 do mesmo mês, enquanto o início das aulas está previsto para 9 de fevereiro.

Os interessados devem se dirigir ao CVT Nova Friburgo, que fica na av. Júlio Antonio Thurler, nº 18, em Olaria, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os documentos exigidos são os originais da carteira de identidade ou certidão de nascimento e CPF. Com relação aos pré-requisitos, eles variam de acordo com o curso desejado. Para os de formação Inicial e continuada de trabalhadores, é importante observar que a idade varia dos 12 aos 18 anos, enquanto a escolaridade exigida é que o candidato esteja cursando, no mínimo, o quinto ano do Ensino Fundamental.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet