Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Vista de forte consegue tirar turistas da areia em Natal

Em Natal, a ausência de um centro histórico bem preservado é amplamente compensada pelas praias. A cidade fica no centro de um dos mais belos litorais do país. O morro do Careca, as dunas de Genipabu e as falésias da praia de Pipa são alguns dos símbolos do turismo em terras potiguares.


Forte dos Reis Magos, construção em formato de estrela, é uma das poucas atrações que tiram turistas das areias à beira-mar em Natal
Mas a capital do Rio Grande do Norte não é puro sossego à beira-mar. Orgulhosa detentora do título de maior Carnaval fora de época, o Carnatal, perto do feriado natalino, ela sabe entreter seus visitantes.

Algumas áreas da cidade, como Ponta Negra, não param de crescer, e a cada ano surgem novos hotéis, bares e restaurantes. Não faltam também opções de passeios: de bugue (com ou sem emoção), na corcova de dromedários, em helicóptero, em cima de sandboards (pranchas de areia) ou debaixo d'água, caso de mergulhos pelos recifes.

Dia de rei

No campo do patrimônio histórico da capital potiguar, o forte, com o perdão do trocadilho, é o forte dos Reis Magos, construído em forma de estrela. Ele é uma das poucas atrações que conseguem realmente tirar os turistas das areias à beira-mar.

Localizado no encontro do rio Potengi com o mar, toda sua área rende belas vistas das praias urbanas, das dunas de Genipabu e, mais recentemente, da enorme ponte estaiada. Em seu interior está o marco de Touros: tido pelo primeiro marco de posse dos portugueses no Brasil, é de 1501.

No alto de uma ladeira e também com vista privilegiada da região central de Natal, incluindo a ponte, o forte e o bairro da Ribeira Velha, fica o Centro de Turismo. O ponto abriga lojinhas de artesanato e a Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, e promove, semanalmente, o "Forró com Turista".

O bairro da Ribeira Velha, na margem do rio Potengi, carece de revitalização, mas concentra alguns dos únicos conjuntos de casario histórico da cidade.

Seguindo ao sul, em direção ao centro da cidade, ficam a igreja de Santo Antônio, mais conhecida como igreja do Galo, que abriga um pequeno museu de arte sacra, e o centenário teatro Alberto Maranhão.

O historiador, antropólogo e folclorista Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), um potiguar ilustre, dá nome a um museu e a um memorial. O museu Câmara Cascudo, no bairro do Tirol, foi construído nos anos 60, como Instituto de Antropologia. O acervo possui fósseis, reproduções de ambientes e maquetes.

Já o memorial de Câmara Cascudo, no centro, reúne cerca de 10 mil livros da biblioteca do folclorista, em uma construção do século 18, reconstruída em 1875 para abrigar a Tesouraria da Fazenda. Erguido em 1873, o palácio Potengi foi sede do governo por mais de 90 anos e hoje abriga a pinacoteca Potiguar, com obras de artistas regionais.

Para a areia

No mais, todos os caminhos levam às praias. As mais centrais ficam lotadas nos finais de semana e são muito populares entre os moradores dos bairros próximos. São elas a praia do Forte, a do Meio, a dos Artistas e a da Areia Preta, quase sempre com bares, quiosques e grandes piscinas naturais.

E um dos melhores ângulos para apreciar o panorama de praias, o forte, a ponte estaiada e os bairros centrais da Ribeira, Rocas e Santos Reis, é subindo a ladeira do Sol em direção ao bairro de Petrópolis, na avenida Getúlio Vargas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet