Olhar Direto

Quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Notícias / Turismo

Dólar alto estimula turismo de aventura; veja 10 regras para prática segura

InfoPessoal

06 Jan 2009 - 14:14

O dólar mais caro fez com que o brasileiro optasse por viajar dentro do País. A estimativa da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem) é de que o mercado cresça 20% em 2008, estimulado pelos destinos de ecoturismo, turismo de aventura e natureza.

Para se ter uma idéia, o turismo de aventura deve faturar R$ 490 bilhões em 2008, de acordo com o Relatório Diagnóstico do Turismo de Aventura no Brasil, uma das ações do Programa Aventura Segura, executado também pelo Ministério do Turismo.

De acordo com a pesquisa, o número de clientes atendidos anualmente em todo o Brasil ultrapassou 4 milhões. O mercado conta com mais de 1,5 mil empresas, que empregam 8 mil pessoas, número que salta para quase 25 mil nos períodos de alta temporada.

Prática segura
Com o crescimento do mercado, começam a surgir empresas oportunistas. De acordo com a pesquisa, 10% das companhias que atuam no setor estão irregulares, situação que está entre as maiores preocupações dos empresários do setor.

É exatamente por este motivo que o Programa Aventura Segura, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, lançou a "Campanha do Consumo Consciente do Turismo de Aventura", com as dez regras a seguir: 

Peça referência e confira se a empresa que oferece o serviço está formalizada e se tem alvará de funcionamento;

Verifique se a empresa oferece seguro que cubra atividades de aventura e natureza;

Verifique se a empresa conhece e aplica as normas técnicas brasileiras para a atividade que oferece. Pergunte à empresa se ela tem um Sistema de Gestão de Segurança implementado, conforme a norma;

Os equipamentos devem estar sempre em boas condições de uso;

Lembre-se sempre de tirar os pés do chão somente quando estiver de capacete e de entrar na água apenas quando estiver de colete;

Aja de acordo com as regras ambientais em sua aventura: não faça fogo, não contamine o rio e ande sempre por trilhas demarcadas. Produza pouco lixo e traga-o de volta;

Confira o estado do estojo de primeiros-socorros que a empresa está levando e tenha na sua mochila seus remédios específicos;

Seja responsável, conheça e respeite seus limites;

Hidrate-se, alimente-se e mantenha-se aquecido;

As empresas sérias e profissionais estão fazendo sua parte. Faça turismo de aventura com quem está seguindo as normas de segurança e buscando a certificação.

Sitevip Internet