Olhar Direto

Sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Notícias

Ssangyong pede proteção contra falência

A montadora Ssangyong, unidade sul-coreana da Xangai Automotive Industry (Saic) pediu proteção contra falência após o banco central da Coréia do Sul cortar o juro básico para novo patamar mínimo e sinalizar mais cortes para evitar uma recessão.


A empresa comunicou nesta sexta-feira (9) ter pedido moratória - prorrogação para o prazo do pagamento de dívida - a um tribunal de Seul, perante os problemas de liquidez que a companhia enfrenta devido à crise econômica. A decisão foi tomada depois de uma reunião com a Saic, maior fabricante de automóveis da China e proprietária de 51% das ações da empresa sul-coreana. 

A empresa tentará reduzir custos através de aposentadorias voluntárias e cortes de salário durante dois anos, entre outras medidas.

Banco central
O juro foi reduzido nesta sexta-feira (9) em 0,50 ponto percentual, para o nível recorde de baixa de 2,5%. Este foi o quinto corte em três meses com o objetivo de enfrentar o desaquecimento da quarta maior economia da Ásia.

Acho que o Banco da Coréia estava preocupado com o futuro incerto e não queria usar todas as opções de uma vez”, disse Kong Dong-rak, analista de renda fixa do Hana Daetoo Securities.

O presidente do banco central, Lee Seong-tae, disse que a política de juro continua tendo como foco sustentar a economia, mas admitiu que o espaço para mais cortes está se fechando, ao destacar que a nova taxa já está abaixo das expectativas de inflação.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet