Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

Profissionais de Bibliotecas Municipais participam de curso de formação

A função do bibliotecário, a catalogação dos livros, a qualidade no atendimento ao público e a ética profissional serão alguns tópicos abordados durante cursos de formação para profissionais das bibliotecas municipais “Saber com Sabor”, no decorrer deste ano. A primeira fase dos encontros promovidos pela coordenação das bibliotecas em parceria com a Sociedade de Amigos das Bibliotecas e com a multinacional varejista em moda, C&A, inicia neste sábado, das 07h às 13h. O local escolhido é a sala de projeções do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/MT).


Participam do processo formativo 46 funcionários efetivos, de sete unidades da “Saber com Sabor”, bem como três mediadores de leitura. Na ocasião, os profissionais irão receber um manual com orientações sobre todo conteúdo do curso. “Todo ano organizamos esses encontros”, explica a coordenadora das bibliotecas municipais, Creuza Guimarães. “É uma maneira de manter a equipe motivada”, diz.

A formação está dividida em três etapas. Na abertura do curso, a presidente da Associação de Amigos das Bibliotecas “Saber com Sabor”, Sônia Regina Guimarães, irá abordar a qualidade no atendimento e o comportamento ético-profissional.

Para o próximo mês, está confirmada a participação da representante do projeto “Prazer em Ler”, da C&A, Aparecida Mattos. Mestre em Biblioteconomia, Aparecida Mattos irá abordar a função do bibliotecário e a metodologia de catalogação dos livros.

Na terceira fase da formação com os profissionais das bibliotecas municipais, a educadora da Secretaria Municipal de Educação (SME), Eliane Quinhone, irá falar sobre como trabalhar a leitura.

Quatro formações foram realizadas no ano passado. Os temas abordados incluíram as parcerias com o terceiro setor, postura pessoal no ambiente de trabalho e a importância da leitura.

As unidades das bibliotecas municipais “Saber com Sabor” estão localizadas na praça Clóvis Cardozo, no centro da Capital e nos bairros Santa Izabel, Cidade Verde, Dom Aquino, Pedregal, Osmar Cabral e Pedra 90. Também é mantida uma unidade itinerante, que circula pelos bairros onde não há bibliotecas e atende as escolas do campo. O acervo das bibliotecas é de 50 mil livros e inclui obras da literatura infantil, infanto-juvenil, mato-grossense, clássica e estrangeira. Há também à disposição dos leitores revistas, gibis, livros didáticos e dicionários. Além do contato com as obras literárias, crianças, jovens e adultos podem realizar pesquisas pela internet em cinco unidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet