Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Educação

Governo lança MT Pré-Vestibular

A classe estudantil de Mato Grosso ganha uma nova oportunidade para ingressar em uma universidade. O governo do Estado acatou a indicação do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB/Bloco Independente) e lançará o MT Pré-Vestibular. “Este projeto vai atender um grande número de pessoas que não tem acesso a uma faculdade por terem dificuldades financeiras para pagar um cursinho”, diz o parlamentar. 


O cursinho preparatório, com formato telepresencial, será destinado aos estudantes egressos da rede pública e de famílias de baixa renda da Capital e cidades do interior do Estado. A cerimônia de lançamento ocorrerá nesta quinta-feira (19), às 16 horas, no Salão Nobre Secretário Clóves Vettorato, Palácio Paiaguás.

O parlamentar fez a indicação ao governador Blairo Maggi e ao secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro, no início do ano passado. A ideia foi bem recebida no Executivo que, em seguida, começou a montar o projeto. Inicialmente, 25 cidades serão contempladas com o cursinho: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Sinop, Alta Floresta, Nova Xavantina, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Alto Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso, Juara, Colíder, Paranatinga, Poxoréu, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Chapada dos Guimarães, Diamantino e Água Boa.

Para Guilherme Maluf, o cursinho telepresencial é uma inovação na área educacional, de forte cunho social e democrático, que possibilita que as aulas preparadas em determinada localidade sejam teletransmitidas, via satélite, para lugares distantes em moldes semelhantes aos empregados nos sistemas de teleconferência. “Mato Grosso tem uma grande extensão territorial, o que dificulta principalmente para a população carente que mora em cidades distantes o acesso a uma educação de qualidade. O cursinho vai reduzir as diferenças entre o ensino pré-vestibular público e o privado, além de facilitar o acesso do estudante carente à universidade”, justifica o parlamentar.

Entre os organizadores do cursinho telepresencial está o professor Sérgio Cintra, que tem vasta experiência neste setor. Cintra foi diretor do cursinho Cuiabá-Vest, durante a primeira gestão do atual prefeito cuiabano. Ele explica que este inovador sistema de ensino possibilita a presença de até 250 alunos em sala, permite a eliminação de dúvidas em aula presencial, pelo menos uma vez ao mês, facilita o reprise das matérias e não exclui o uso de material didático.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet