Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Educação

Prefeito dá aula inaugural do Cuiabá Vest a mais de 3 mil estudantes

A preparação para o vestibular começou para 3.460 alunos do cursinho pré-vestibular da Prefeitura, o Cuiabá-Vest. Como vem acontecendo desde 2005, os estudantes participaram da aula inaugural na noite de ontem (16), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Na ocasião, todo corpo docente – constituído por 43 professores – foi apresentado às novas turmas. O prefeito Wilson Santos, o secretário municipal de Educação, Carlos Carlão Nascimento e o diretor da Fundação Educacional de Cuiabá (Funec), Aquiles Leite, também compareceram ao evento.


“Governar é criar oportunidades”, afirmou Wilson Santos. Ao mencionar a condição excludente na qual vive grande parte da população brasileira, o prefeito conclamou os novos alunos a valorizarem as oportunidades. Ele exemplificou com o relato da trajetória do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Uma bolsa de estudos concedida a um negro do Quênia o levou ao Havaí. Ele educou um filho, que hoje é presidente da maior potência do mundo. Obama não é filho de gente rica”, observou Santos acrescentando que os estudantes são os “principais agentes transformadores e precisam acreditar nisso”.
Apesar do cansaço em comparecer às aulas após jornada de trabalho cumprida por muitos alunos, o prefeito lembrou que é necessário a cada um preservar a determinação. Também reconheceu a responsabilidade dos professores em manter os pré-vestibulandos empenhados. “Lecionar em cursinho exige uma série de predicados. Além de ensinar, o profissional precisa transmitir motivação”, observou.

Na opinião do secretário Carlos Carlão do Nascimento, expressada aos jovens, a responsabilidade de todo governo é promover a inclusão social. Neste sentido, ele citou algumas ações da administração municipal, como o programa “Bolsa Universitária”. Lançado recentemente, o programa irá assegurar aos selecionados o custeio integral de cursos de graduação ofertados por faculdades particulares. “Até junho queremos que mais alunos estejam freqüentando uma graduação”, disse. O edital que define os critérios de seleção está sendo elaborado.

“Já aprovamos mais de 800 alunos nas universidades, no ano passado”, contabilizou o diretor da Funec, Aquiles Leite. “Esse total superou o número de aprovados nos três anos anteriores”. Para o diretor, o resultado positivo é mérito da equipe de professores.
Até a véspera do vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os alunos irão atualizar os conhecimentos sobre Língua Portuguesa, Matemática, Espanhol, Física, Química, Biologia, Geografia e História Geral e do Brasil.

Ao longo do ano, são realizados dois “simuladões”, para testar o nível de conhecimento dos pré-vestibulandos. O primeiro será promovido no mês de junho e o segundo em outubro. Às vésperas do vestibular, os alunos também participam de uma aula especial, com duração mais longa. No meio do ano, é realizado o “Madrugadão”, ocasião em que os alunos atravessam a noite acordados, estudando.

Atentos aos pronunciamentos durante a aula inaugural do Cuiabá-Vest, o casal Elena da Silva e Júnior César Barbosa compareceu ao local, acompanhado da filha. Os dois desejam a aprovação no vestibular para Pedagogia e Direito, respectivamente. “Nosso objetivo é freqüentar uma faculdade pública, pelo custo e para entrar para o mercado de trabalho”, explicou Júnior.

Motivado pelas aulas do pré-vestibular da Prefeitura, o ex-aluno Zaori Marques Rodrigues, 28 anos, incentivou sete amigos a se inscreverem no projeto. “Vim até aqui para agradecer aos professores e encontrar meus colegas”. O jovem foi aprovado em dois vestibulares. Na UFMT, disputou uma vaga em Ciências Contábeis e na Unic, em Medicina Veterinária. Com apoio do Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal – que concede bolsas de estudo para alunos de graduação – optou pela faculdade particular. “O Cuiabá-Vest é uma das melhores oportunidades: tem ótimos professores e material de estudo”, avaliou.

Nesta edição do Cuiabá-Vest foram registradas 9.622 inscrições, número superior ao do ano passado, quando foram inscritas 6.398 pessoas. Todos os alunos do pré-vestibular recebem material apostilado e transporte gratuito. Na próxima semana, as apostilas serão entregues nos 14 pólos onde são ofertadas as aulas.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet