Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Livro didático tem países trocados no mapa da América do Sul

É um escândalo o livro de geografia que o governo do estado de São Paulo distribuiu para alunos da 6ª série do ensino fundamental. O mapa da América do Sul está cheio de erros. Tem país sobrando e país faltando. Impressiona a falta de cuidado, tem até nome de país repetido. E as informações erradas estão chegando para os alunos da rede pública.


Bolívia e Paraguai são um país só? E existem dois Paraguais? Olha o outro Paraguai lá embaixo do Rio Grande do Sul, banhado pelo mar, como ele nunca foi. A geografia às vezes não tem limites.

Assim é a América do Sul para o aluno de 6ª série da rede pública estadual de São Paulo. Esse mapa está impresso em um livro distribuído pela Secretaria da Educação como material de apoio.

Para o professor de geografia Alexandre Zanin, o problema parece erro de revisão. Mas ele questiona como foi invertido o Paraguai com Uruguai e colocando o nome do Paraguai dentro da Bolívia. “Isso acaba criando uma confusão para o aluno, que está em processo de formação.”

“Ninguém descobriu isso. Acho que isso é uma coisa de responsabilidade não só pelos alunos, pois eles estão vendo que está errado e não corrigem. O aluno tem que aprender o certo e não o errado. E se está no livro o errado ele vai aprender o errado não o certo”, disse Filomena Cabral Moreno, avó do estudante João Gabriel Anchieta.

A educadora Silvia Gasparian Colello, especialista em educação e ensino fundamental, diz que o livro, seja qual for, tem vida própria. “Ele atinge um público impensável. Aquele livro que está destinado a aluno de 6ª série pode ficar na biblioteca e também atender a pesquisa de menino da 5ª série. Isso acaba multiplicando o erro, porque inclui o número de alunos que vão usar esse livro hoje e pelos tantos que possam ter acesso a esse livro anos seguidos.”

Outro lado
A Fundação Vanzolini, que preparou os livros, informa que, quando percebeu o erro, colocou o mapa correto na internet e avisou os professores. Diz ainda que apenas 1,55% dos cadernos do aluno de 6ª série saiu com os erros no mapa e que está avaliando outras medidas para resolver o problema, junto com a Secretaria Estadual da Educação.

Huguette Theodoro, gerente pedagógica da Secretaria da Educação, disse que 500 mil livros foram impressos com o erro e que todos os exemplares distribuídos com a falha nos mapas serão recolhidos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet