Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

DEBATE

Pontes e Lacerda sedia mais um debate sobre ZSEE

Continua em Pontes e Lacerda (distante 483 a sudoeste de Cuiabá), a audiência pública que vai consolidar o estudo realizado no sétimo Seminário Técnico sobre o Projeto de Lei 273/2008, que institui a Política de Planejamento e Ordenamento Territorial do Estado de Mato Grosso, o chamado Zoneamento So

Foto: Ronaldo Mazza

Pontes e Lacerda sedia mais um debate sobre ZSEE
Continua em Pontes e Lacerda (distante 483 a sudoeste de Cuiabá), a audiência pública que vai consolidar o estudo realizado no sétimo Seminário Técnico sobre o Projeto de Lei 273/2008, que institui a Política de Planejamento e Ordenamento Territorial do Estado de Mato Grosso, o chamado Zoneamento Socioeconômico e Ecológico (ZSEE).


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), ressaltou a importância de todos os segmentos estarem inclusos no debate e que todos, produtores, ambientalistas, índios e quilombolas podem participar.
Riva lembrou ainda que a audiência não encerra os debates e que uma equipe técnica está à disposição no parlamento para receber sugestões.

O 1ºsecretário e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, deputado Sérgio Ricardo (PR), chamou a atenção para a necessidade de se ter um Mato Grosso uno, que continue crescendo com espírito de preservação.

O vice-governador do esatdo, Silval Barbosa (PMDB), disse que é preciso que se crie um zoneamento que "contemple a realidade, corrija distorções". Ele disse ainda, ser importante que não se permita que o Ministério do Meio Ambiente faça a recomposição de áreas em moldes antigos, sem respeitar a realidade do nosso estado.

Estão presentes ainda, os deputados estaduis Dilceu Dal Bosco- presidente da Comissão Especial do ZSEE, Alexandre Cesar, Airton Português, Adalto de Freitas, Wallace Guimarãe e Antônio Brito, os parlamentares federais Pedro Henry e Eliene Lima, os prefeitos das cidades que formam o pólo de Ponte e Lacerda e segmentos organizados e as populações dos municípios de Pontes e Lacerda, Comodoro, Campos de Júlio, Conquista D´Oeste, Figueirópolis D´Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Reserva do Cabaçal, Sapezal, Vale de São Domingos, e Vila Bela da Santíssima Trindade.

O ZSEE - MT compreende um instrumento técnico e político direcionado ao ordenamento do espaço geográfico do estado e ao disciplinamento do uso de seus recursos naturais, indicando diretrizes de fomento, controle, recuperação e manejo desses recursos naturais, estabelecendo diferentes categorias de intervenção no ambiente estadual. Para tanto, considerou as doze (12) Regiões de Planejamento existentes no Estado.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet