Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Audiência

Bairro Dom Aquino terá base comunitária da PM para combater violência

Foto: Luiz Alvez

Toninho de Souza: autor do requerimento para audiência pública sobre violência

Toninho de Souza: autor do requerimento para audiência pública sobre violência

O comandante da Polícia Militar, coronel Campos Filho, garantiu a construção e ativação de uma Base Comunitária no bairro Dom Aquino, um dos mais violentos de Cuiabá. A informação foi dada durante a audiência pública realizada na noite desta sexta-feira (27), atendendo solicitação do vereador Toninho de Souza (PDT), que tem como uma de sua principal bandeira a questão da segurança pública.


Para a base, serão disponibilizadas quatro viaturas e três motos, além do efetivo. O bairro Dom Aquino tem sido palco de brigas de gangues e intenso tráfico de droga. Só nos últimos 30 dias foram registrados duas mortes violentas no bairro. A última tragédia que comoveu a sociedade cuiabana foi o assassinato de Ana Carolina Nunes de Lima Silva, de 3 anos, no dia 28 de fevereiro. Ela foi vítima de bala perdida durante uma troca de tiro entre gangues do bairro.

A base comunitária é uma reivindicação antiga dos moradores e já estava no planejamento do governo do Estado, que pretende criar outras bases comunitárias no Estado. Emocionada, a mãe de Ana Carolina, Franciele Nunes, solicitou a presença constante da PM, além da reativação do posto policial no bairro. "Só peço segurança", disse a jovem mãe, que não conseguiu se pronunciar ao lembrar que no dia estava completando um mês da tragédia.

Outra vítima de violência que participou da audiência foi o ex-vereador e sindicalista, Sivaldo Dias Campos, que compôs a mesa a convite do vereador Toninho de Souza. Sivaldo sofreu um atentado no ano de 2000, quando levou 10 tiros, sendo dois na cabeça tendo várias seqüelas. Na época era suplente de deputado pelo PT.

Por sua vez, o coronel Campos Filho ressaltou que de janeiro até este mês, a Polícia Militar já realizou oito grandes arrastões no Dom Aquino. De acordo com ele, este trabalho de intensificação contra a criminalidade não só no bairro como em toda a Cuiabá está ocorrendo muito antes do trágico caso 'Ana Carolina'.

O comandante da PM cobrou também o engajamento de toda a sociedade organizada para coibir a violência na Capital. Campos Filho disponibilizou um número telefônico, o 0800-65-3939, para receber denúncias anônimas de casos de violências - assaltos, tráfico de drogas entre outras atividades ilegais.

Responsável pelo requerimento da sessão itinerante, o vereador Toninho de Souza lamentou a ausência do secretário de Estado de Segurança Justiça (Sejusp), Diógenes Curado, e ressaltou o comprometimento da Casa nas reivindicações feitas durante a sessão.

Uma delas é a transformação do complexo esportivo Dom Aquino, apontado como local para usuários de drogas, numa Vila Olímpica. "Vamos levar todos os pedidos feitos nesta sessão ao prefeito Wilson Santos", disse.

Além de Toninho de Souza, estiveram presentes na sessão itinerante, os vereadores Deucimar Silva (PP), presidente da Câmara Municipal, Lúdio Cabral (PT), Antônio Fernandes (PSDB), Chico 2000, Francisco Vuolo, ambos do PR e Néviton Fagundes (PRTB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet