Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cultura

CINEMA E VÍDEO

Clássicos do cinema mudo abrem Mostra dos 100 Anos do Cinema em MT

Dois clássicos do cinema mudo abrem hoje  a programação da Mostra dos 100 Anos do Cinema em Mato Grosso, que segue até o dia 8 de abril, no jardim do Museu do Morro da Caixa D´Água Velha, em Cuiabá. As sessões são gratuitas e ocorrem sempre às 18h.


O primeiro filme da noite é o curta metragem “Viagem à Lua”, do diretor francês Georges Mèliès, produzido em 1912. Em 8 minutos, a aventura com toque de fantasia e ficção científica conta a história de um grupo de exploradores que viaja à Lua de uma maneira inusitada: são atirados em uma cápsula por um canhão gigantesco. No maior satélite natural do Sistema Solar, eles são capturados pelo povo selenita e precisam fugir para retornar à Terra.

Em seguida, será apresentado “Intolerância”, filme mais caro do diretor D.W. Griffith, ambiciosa obra-prima do cinema mudo, de 1916. É um dos marcos na história cinematográfica. Muitos críticos e historiadores consideram-no o maior filme da era do cinema mudo. O diretor inspirou-se a fazer este filme depois de assistir a um épico revolucionário italiano: “Cabiria” (1914), do diretor Giovanni Pastrone.

Intolerância foi um empreendimento colossal, com sets monumentais e mais de três mil extras. O filme consiste de quatro histórias distintas, mas paralelas, que demonstram a intolerância da humanidade, durante quatro diferentes períodos da história mundial. No elenco, Lillian Gish, Mae Marsh, Robert Harron, Constance Talmadge, Miriam Cooper, Alfred Paget, Walter Long, Seena Owen, Elmo Lincoln, Bessie Love, Sam De Grasse, F.A. Turner, Vera Lewis, Mary Alden, Eleanor Washington, Pearl Elmore, Lucille Browne, Mrs. Arthur Mackley.

Até o aniversário de Cuiabá, no dia 08, serão exibidos 26 filmes, entre documentários, curta e longas metragens, e realizados debates com personalidades do segmento audiovisual e cultural.

A Mostra é uma realização do Instituto Cultural América (Inca), em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Prefeitura de Cuiabá, e conta com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic), 100% Vídeo e Associação Matogrossense de Audiovisual (Amav/ABD-MT).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet