Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MAL NA BOCA

Alunos de fonoaudiologia alertam sobre os perigos do câncer de laringe em São Paulo

Alunos do curso de fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realizaram hoje (28) uma ação de conscientização sobre os perigos do câncer de laringe. A intervenção aconteceu na Feirinha da Madrugada, no Brás, em São Paulo.


Eles distribuíram panfletos falando sobre a importância de estar atento a sintomas como a rouquidão prolongada e dores na garganta, como forma de ajudar no diagnóstico da doença em estágio inicial.

O abuso de bebidas alcoólicas e o cigarro são fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de doença. O fumo aumenta em até doze vezes a probabilidade de se desenvolver câncer de laringe, segundo a Organização Mundial de Sáude (OMS).

O câncer de laringe responde por 2% de todos os tumores malignos no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro do Câncer. Tumores na região da garganta podem comprometer a fala e a alimentação. A Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) ressalta que 70% dos brasileiros trabalha utilizando a voz. São profissões como radialista, locutor, professor, atores, cantores etc












Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet