Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Mundo

TERRA POR PAZ

Premier israelense propôs troca de territórios para a paz, diz Autoridade Palestina

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, fez uma oferta verbal de troca de territórios e soberania compartilhada sobre os lugares santos de Jerusalém para alcançar a paz, afirmou neste sábado Saeb Erakat, um dos principais negociadores da Autoridade Palestina.


Durante um encontro realizado em setembro de 2008 com o presidente palestino Mahmud Abbas, Olmert propôs verbalmente a retirada israelense de mais de 90% do território da Cisjordânia, com uma compensação que seria feita através de um intercâmbio territorial, indicou Erakat.

A idéia seria a troca de 6,5% de territórios na Cisjordânia contra 5,8% em Israel, na esteira de uma solução definitiva, segundo a mesma fonte.

A isto, Erakat sugeriu acrescentar a criação de um corredor para unir o sul da Cisjordânia à Faixa de Gaza, cujo território corresponderia à diferença de 0,7% entre as duas porções negociadas.

De acordo com Erakat, Olmert também propôs uma soberania compartilhada dos lugares santos de Jerusalém, enquanto os bairros de colonização judaica criados na parte oriental da cidade ficariam sob controle israelense.

Os bairros e povoados palestinos dos arredores de Jerusalém passariam, por sua vez, para o controle palestino, acrescentou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet