Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

SEM ÓCIO

Reeducandos de Primavera do Leste fabricam sacos de lixo para veículos

Sacos de lixo para veículos são fabricados por presos da cadeia de Primavera do Leste

O trabalho como meio de ressocialização das pessoas em conflito com lei é uma das diretrizes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para o Sistema Prisional de Mato Grosso. A expectativa dos dirigentes da pasta é reduzir os índices de reincidência criminal e aumentar as chances de reinserção social dos reeducandos. Seguindo essa política da Sejusp, é que a direção da Cadeia Pública do município de Primavera do Leste (239 km a Leste de Cuiabá) implantou, na unidade prisional, uma mini oficina para confecção de sacos de lixos para veículos automotivos.

Quatro homens e quatro mulheres trabalham na oficina, que fica anexo à cadeia. De acordo com o diretor da unidade prisional, Marcelo Alves Campos, a produção teve início neste mês de março e os reeducandos já fabricaram cinco mil sacos de lixos automotivos. “Eles estão produzindo também sacolas para videolocadoras da cidade e futuramente confeccionarão adesivos”, completou Marcelo.

Os reeducandos utilizam material de TNT para a fabricação das sacolas e sacos de lixos. Segundo o diretor da cadeia pública, o bom comportamento foi o quesito de seleção dos reeducandos que trabalham na iniciativa. “Todos que participam da oficina terão um dia de pena remido para cada três trabalhados”, destacou.

Outra política de ressocialização da Sejusp para o Sistema Prisional, além da qualificação profissional por meio do trabalho, é o investimento em educação de qualidade para os reeducandos do Estado.

Na Cadeia Pública de Primavera do Leste 60 reeducandos freqüentam as aulas da alfabetização e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O diretor da unidade prisional, Marcelo Alves Campos, explica que para cada 20 horas de aulas assistidas os reeducandos reduzem um dia a menos de pena a cumprir.

A sala de aula é um espaço multifuncional, que agrega biblioteca e laboratório de informática. A sala de aula é uma extensão da Escola Municipal João Ribeiro, de Primavera do Leste.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet