Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Fluminense vence o Botafogo de virada e garante vaga nas semifinais da Taça Rio

Uma vitória que valeu por muitas. Com um gol marcado por Conca aos 45 minutos do segundo tempo (assista ao lance no vídeo ao lado), o Fluminense, que tinha um jogador a menos desde os 30, superou o Botafogo por 2 a 1, de virada, neste sábado, no Maracanã, e garantiu vaga antecipada nas semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Além disso, o Tricolor colocou fim a uma sequência de 11 clássicos sem vitórias, além de um ano e meio sem um triunfo sequer sobre o Alvinegro.


O último resultado positivo acontecera no dia 23 de setembro de 2007, quando o time das Laranjeiras venceu por 2 a 0 em partida válida pelo segundo turno do Brasileirão daquele ano. Depois disso, foram sete partidas, com quatro vitórias do Botafogo - incluindo as semifinais da Taça Guanabara de 2008 e 2009, e a decisão da Taça Rio de 2008 - e três empates.

Com o resultado, o Fluminense chegou aos 18 pontos no Grupo A, ao lado do Vasco, ambos com 100% de aproveitamento, mas o time da Colina é líder por ter melhor saldo de gols (12 contra nove). Já o Botafogo, permanece com dez pontos no Grupo B, três a menos que o líder Flamengo. O time só está na zona de classificação graças à derrota do Bangu diante do Duque de Caxias, mas tem a sua vaga ameaçada não apenas pela equipe de Moça Bonita, mas também pelo Macaé, que superou o Cabofriente. Ambos também têm dez pontos, mas pior saldo de gols: o Alvinegro tem cinco, o Macaé (3º), três, e o Bangu (4º), zero.

Botafogo e Fluminense voltam a campo na próxima quinta-feira, pela sétima e penúltima rodada da Taça Rio. O Tricolor cumpre tabela contra o Boavista, às 21h50m, no Maracanã, mas está de olho na liderança da chave. Campeão da Taça Guanabara, o Botafogo recebe o Madureira às 21h50m, no Engenhão, precisando vencer para manter o sonho do técnico Ney Franco: conquistar também o returno e ficar com o título estadual de 2009 sem a necessidade das finais.

A partida começou às 20h30m, no momento exato que dezenas de países, inclusive o Brasil, aderiram à "Hora do Planeta" e apagaram suas luzes em protesto contra o aquecimento global. Os refletores do Maracanã estavam acesos, mas dentro de campo, o clássico não teve brilho. Com muita chuva e pouco público, Fluminense e Botafogo mostraram pouca técnica no primeiro tempo.

Na arquibancada, a torcida tricolor era maioria, com pelo menos o dobro de público em relação à alvinegra. E foi o Fluminense que teve as melhores oportunidades nos primeiros 45 minutos. Mesmo marcado individualmente, Thiago Neves foi o jogador mais perigoso, levando perigo a Renan em duas oportunidades. Aos 26 minutos, cobrou uma falta que obrigou o goleiro a fazer grande defesa. Aos 33, assustou num chute de fora da área que passou perto do travessão.

O Botafogo, que entrou em campo com Maicosuel fazendo dupla de ataque com Reinaldo, sentiu a falta exatamente do seu camisa 10 como homem de ligação. O Alvinegro insistia nas jogadas centralizadas, facilitando a marcação adversária. O volante Thiaguinho, improvisado na lateral esquerda, era a opção mais utilizada, mas poucas vezes ia ao fundo. O maior mérito da equipe foi conseguir montar uma defesa sólida, formada pelos três zagueiros e três volantes escalados, mas que pouco produziu em termos ofensivos.

Técnicos mexem e acertam, mas Tricolor se supera

Insatisfeito com o comportamento da equipe, Ney Franco promoveu duas mudanças no intervalo, montando o Botafogo com a formação que disputou grande parte dos jogos do Carioca. Gabriel substituiu Léo Silva e foi para a lateral, liberando Thiaguinho para o meio-campo, e Diego entrou para atuar ao lado de Reinaldo, com Maicosuel fazendo o papel de homem de criação.

As alterações tiveram efeito imediato. O novo posicionamento fez Maicosuel crescer na partida, tornando-se o homem mais perigoso do Botafogo, que ganhou em poder ofensivo. Até os 15 minutos o camisa 10 teve pelo menos duas boas oportunidades de abrir o placar.

Mesmo acuado, o Fluminense continuava buscando o ataque, mas abusando dos toques laterais, sem objetividade. O Botafogo esperava um erro tricolor para sair nos contra-ataques e pegar a defesa adversária desprevenida. Insatisfeito com o setor ofensivo, Carlos Alberto Parreira decidiu, aos 23 minutos, mudar a dupla de ataque, entraram os garotos Maicon e Alan. Mas menos de um minuto depois, o Alvinegro teve um pênalti a seu favor quando Maicosuel derrubou Leandro na área. O próprio camisa 10 cobrou, com direito a paradinha, abrindo o placar aos 26 minutos (assista ao lance no vídeo ao lado).

Mas o mau momento do Fluminense não havia parado por aí. Aos 30, foi a vez de Edcarlos ser expulso, depois de cometer falta em Thiaguinho. O zagueiro deixou o campo vaiado por sua própria torcida, mas discretamente aplaudido por Parreira à beira do campo. Na cobrança, Juninho mandou uma bomba, e Fernando Henrique defendeu com o pé.

Mesmo em desvantagem numérica, o Fluminense continuou a tentar igualar o placar e, se aproveitando da juventude de seu ataque, chegou ao empate aos 34 minutos, depois que Alan recebeu a bola de costas para o gol, girou e chutou forte, fazendo 1 a 1 (assista ao lance no vídeo ao lado).

A torcida tricolor acordou e passou apoiar a equipe, que neste momento não parecia ter um jogador a menos. Do outro lado, o Botafogo continuava a atacar, mesmo que de forma menos organizada, com pouca objetividade. O Fluminense levava perigo, deixando inquieto até mesmo o normalmente tranquilo Carlos Alberto Parreira.

E quando parecia que o clássico terminaria em empate, o Fluminense garantiu o gol da vitória. Conca, em cobrança de falta que não aconteceu, chutou com força no canto direito de Renan, garantindo a vitória tricolor aos 45 minutos e a classificação antecipada para as semifinais da Taça Rio. Quatro minutos depois, Alessando ainda recebeu cartão vermelho por agressão a Fabinho, do Tricolor. Agora resta ao Botafogo vencer seus dois últimos jogos (contra Madureira e Resende) e torcer ou por tropeços de Bangu e Macaé ou que os adversário diretos não o superem no saldo de gols.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet