Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Cinco municípios voltam hoje às urnas para escolher prefeitos

Eleitores de cinco municípios voltam hoje (29) às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos. São 373.998 mil pessoas que terão que escolher novos prefeitos já que os candidatos eleitos em outubro do ano passado não puderam assumir o cargo após terem o registro de candidatura negado por problemas como oferta de dinheiro em troca de votos e irregularidades na prestação de contas em gestão anterior.


Os municípios onde as eleições serão realizadas são Londrina (PR), Itapé (BA), Guarani D’Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio (SP). Em Londrina, segundo maior colégio eleitoral do Paraná, Antônio Belinati (PP), que venceu as eleições de outubro, teve o seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por problemas com a prestação de suas contas públicas relativa ao período em que já tinha sido prefeito do município.

Como Londrina tem mais de 200 mil eleitores, e nenhum dos candidatos que concorreram no primeiro turno atingiu mais de 50% dos votos válidos remanescentes, o TSE decidiu que deve ser realizado novo segundo turno no município, com o segundo e o terceiro colocados das eleições de 5 de outubro. Na disputa pela prefeitura, estão Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT).

Em Itapé, a eleição anterior foi anulada porque o candidato reeleito para a prefeitura, Pedro Jackson Brandão (PMDB), teve seu registro de candidatura indeferido, também por problemas referentes à prestação de contas. O primeiro colocado obteve mais de 50% dos votos válidos na eleição de outubro, condição prevista na legislação eleitoral para que seja realizado um novo pleito. No município baiano, concorrem Fernandes Mattos (PV) e Jackson Luiz Lima Rezende (PP).

Nos três municípios paulistas, Guarani D’Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio, houve problemas como promessa de entrega de dinheiro e bens aos eleitores em troca de votos.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet