Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Australiana de 15 anos parte em novembro para volta ao mundo de barco

Mesmo que o inglês Mike ou o americano Zac tirem da Austrália o recorde de mais novo velejador a rodar o planeta sozinho, o país poderá recuperar o título rapidamente. No dia 7 de novembro, Jessica Watson, 15, partirá de Brisbane (Austrália) para tentar o mesmo feito dos garotos.


"O grande objetivo é me tornar a pessoa mais jovem a velejar ao redor do mundo sem assistência nem escalas, mas, se for necessário, eu posso fazer uma parada ou aceitar uma ajuda. Segurança em primeiro lugar!", diz a australiana, que nasceu em 18 de maio de 1993 e aprendeu a velejar aos 8 anos.

Os planos ambiciosos da menina vieram depois de ela ouvir histórias de outros velejadores aventureiros, como Jesse Martin e David Dicks, seus conterrâneos recordistas. Isso aconteceu quando ela tinha 11 anos e, de lá para cá, a jovem velejadora começou a trabalhar em seu sonho, sempre com o apoio e a preocupação da família.

"Todo mundo se preocupa comigo, por diferentes motivos. Minha mãe está preocupada com ondas grandes, meu pai, com a minha solidão, mas meu maior receio é que algo quebre no barco e eu não saiba consertar. Mas estou confiante e não partiria sem que tudo estivesse 100% pronto."

A bordo de um Sparkman & Stephens 34, mesmo barco utilizado por Jesse Martin, Jessica vai fazer uma rota muita parecida com a de Mike. Saindo da Austrália, ela rumará para leste, passando pelo mar da Tasmânia, ao sul da Nova Zelândia, atravessando o oceano Pacífico, o cabo Horn, passando pelas calmarias do Atlântico tropical e voltando via cabo da Boa Esperança e oceano Índico.

Jessica reconhece que, na hora de velejar, há diferenças entre um homem e uma garota de 15 anos, principalmente em relação à força e à experiência. Acompanhar as jornadas de Mike e Zac foi um grande incentivo para a jovem velejadora superar essas dificuldades.

"Definitivamente, eles foram uma das razões que me levaram a me mexer e a fazer essa viagem acontecer. Gosto muito de acompanhar as jornadas deles e mal posso esperar para acrescentar um nome feminino à lista", diz ela, que, na disputa dos garotos, acredita que Mike leve vantagem sobre Zac por ser mais jovem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet