Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Empresas de caminhões limpa fossas de Cuiabá serão recadastradas

Quatro técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental de Cuiabá estiveram na última sexta-feira, de manhã, em visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Tijucal. A equipe, que esteve acompanhada da gerente do setor de Tratamento de Esgoto da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheira Vânia Tarcila Borges, foi conhecer as instalações da ETE, local onde é depositado os dejetos coletados pelos caminhões limpa fossa de Cuiabá.


Conforme o coordenador da equipe de Vigilância Sanitária, biólogo Vagner Cesar Barros de Souza, o órgão pretende recadastrar todas as empresas de caminhões limpa fossas da capital com a intenção de regularizar as empresas que não têm alvarás de funcionamento.

A engenheira Vânia Tarcila Borges explica que desde 1997 o Ministério Público determinou que a Sanecap recebesse e tratasse o efluente das empresas de limpa fossa. “Essas empresas usam as lagoas para descartar os dejetos, mas não ajudam na manutenção do local, isso é feito somente pela Sanecap”.

Vânia Borges ressalta que o licenciamento para funcionamento das empresas é feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, mas a Prefeitura de Cuiabá espera transferir esse serviço para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Hoje estão cadastradas 23 empresas na capital, no entanto, existem outras que trabalham clandestinamente, por isso é preciso que seja feito o recadastramento para que sejam regularizadas”.

Acompanharam também a visita o engenheiro Sanitarista Wilson Borges, e os biólogos Lidiani Queli Lubas Ximenes e Paulo Robeles.

ETE Tijucal - possui quatro lagoas, duas facultativas, uma anaeróbica e uma de maturação. O sistema foi projetado para tratar 30 litros de esgoto por segundo e atende os bairros Tijucal, São João Del Rey, Novo Milênio e Flor da Serra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet