Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Games de ação ajudam a enxergar melhor, diz estudo

Um estudo conduzido pela Universidade de Rochester (EUA) concluiu que os videogames com muitas cenas de ação aprimoram a visão. Jogadores teriam a visão melhorada em até 58% na percepção de contrastes sutis, segundo apontaram testes.


De acordo com o site LiveScience, a habilidade para discernir as pequenas diferenças em tonalidades de cinza (ou a sensibilidade ao contraste) é o primeiro fator que marca o quão bem o indivíduo enxerga. 

"Normalmente, a melhoria da sensibilidade ao contraste significa usar óculos ou a necessidade de cirurgia ocular --algo que corrija a ótica do olho", disse a pesquisadora que liderou o estudo, Daphne Bavelier. "Mas nós descobrimos que games de ação treinam o cérebro para processar a informação visual de forma mais eficiente. A melhoria chega a durar meses."

A descoberta poderá ser utilizada como um complemento para técnicas de oftalmologia, diz a pesquisadora, para fazer com que as informações recebidas pelo córtex visual cerebral sejam melhor aproveitadas.

No estudo, a equipe testou a sensibilidade ao contraste em 22 estudantes, que foram divididos em dois grupos: um grupo jogou games de ação ("Unreal Tournament 2004" e "Call of Duty 2"). O outro grupo jogou "The Sims 2", esteticamente rico, mas que não requer muita coordenação visual-motora.

Os voluntários jogaram 50 horas durante nove semanas de teste. Depois, suas visões foram testadas novamente.

Aqueles que jogaram games de ação mostraram, em média, 43% de melhoria na habilidade de discernir tonalidades de cinza, quando comparados com o outro grupo.

Entre o grupo de pessoas que jogaram games de ação rotineiramente por mais de seis meses, comparadas com aquelas que não têm o hábito de jogar, o índice de melhoria da visão aumenta para 58%.

"É a primeira demonstração de que a sensibilidade ao contraste pode ser melhorada com um treinamento simples", disse Bavelier.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet