Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

COELHO ENJOADO

Ovos de Páscoa levam nota baixa em teste sobre efeitos para a saúde

O que toda mãe já sabia foi confirmado em laboratório: quanto menos ovos de Páscoa você comer, melhor para a sua saúde. Um levantamento feito pela Pro Teste Associação de Consumidores, envolvendo 13 tipos de ovos voltados para o público infantil e 17 direcionados para adultos.

O que toda mãe já sabia foi confirmado em laboratório: quanto menos ovos de Páscoa você comer, melhor para a sua saúde. Um levantamento feito pela Pro Teste Associação de Consumidores, envolvendo 13 tipos de ovos voltados para o público infantil e 17 direcionados para adultos, mostrou níveis altos de açúcar e gordura. Crianças com menos de três anos devem evitar totalmente o consumo dos ovos, embora haja algumas opções mais toleráveis para crianças acima de sete anos.


Para piorar ainda mais o quadro, dois produtos testados pela associação de direitos do consumidor -- os ovos Kopenhagen ao Leite e Top Milk -- não deveriam ser consumidos nem mesmo por adultos. Porções de 25 gramas desses ovos ultrapassam 20% do limite diário do consumo de açúcar e gordura recomendado para maiores de idade, diz a Pro Teste. De acordo com o órgão, entre as marcas testadas, apenas o ovo Sonho de Valsa pode ser consumido com moderação por crianças com mais de quatro anos de idade.

A grande preocupação com os teores elevados de gordura e açúcar é sua contribuição para a obesidade, um problema que tem crescido inclusive entre as crianças. A avaliação, cuja íntegra pode ser vista gratuitamente no endereço www.proteste.org.br, levou em conta as proporções de açúcar, gordura saturada, gordura trans e colesterol nos ovos de Páscoa.

Vários dos produtos voltados para o público infantil também são acompanhados por brinquedos, cuja segurança também foi avaliada. O teste só identificou problemas com a corneta presente no ovo Rei do Futebol. O instrumento produz sons na casa dos 120 decibéis -- equivalente ao barulho de um show de rock, diz a Pro Teste, o que pode levar a danos à saúde.

Outro lado

As fabricantes dos ovos de Páscoa, ouvidas pelo jornal "O Globo", contestaram os resultados dos testes. Segundo a Kopenhagen, a Pro Teste não teria coletado ovos da mesma categoria, misturando "recheados, trufados, crocantes e alcoólicos". Diz ainda que o residual de gordura saturada em seus ovos de chocolate ao leite pode ser proveniente do uso de leite integral e que não usa gordura hidrogenada em seus chocolates.

A Top Cau Chocolates, que fabrica o ovo Top Milk, também critica a mistura de vários tipos de produto. Já a Arcor, fabricante do ovo Rei Pelé, diz que as normas sobre controle de ruídos não se aplicam a instrumentos acionados pela boca, mas sim a barulhos contínuos, como os de sirenes e motores. Como a criança não produzirá continuamente o ruído da corneta, não haveria perigo, argumenta a empresa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet