Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Economia

EFEITO ISENÇAO

Preço de moto deve cair 3%; material de construção, 8%

A partir de amanhã, os preços das motocicletas com até 150 cilindradas (cc), que respondem por 85% das vendas do segmento, terão queda de 3%, segundo cálculo das fabricantes. A queda será possível com a redução a zero da alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social .

A partir de amanhã, os preços das motocicletas com até 150 cilindradas (cc), que respondem por 85% das vendas do segmento, terão queda de 3%, segundo cálculo das fabricantes. A queda será possível com a redução a zero da alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que é de 3%. A medida terá validade até 30 de junho.


Segundo o diretor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), Moacyr Paes, em janeiro e fevereiro as vendas de motos caíram 43% em relação ao mesmo período de 2008, para 189,1 mil unidades. As fábricas empregam 18 mil trabalhadores, a maioria na Zona Franca de Manaus (AM) e aceitaram acordo de manutenção de empregos durante a vigência da medida.


Construção civil


Grandes redes de lojas de material de construção prometem repassar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos consumidores, assim que a medida entrar em vigor na quinta-feira (dia 2 de abril). Na média, os preços de 30 itens terão queda entre 5% e 8,5%, calcula a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). "Em 48 horas, teremos uma série de empresas anunciando os novos preços com a redução do imposto. Em uma semana, isso será uma realidade em quase todo o setor", afirma o presidente da associação, Claudio Conz.


Para recuperar parte do prejuízo, algumas das principais redes de varejo devem iniciar uma briga pelo consumidor e não pretendem esperar o estoque acabar para repassar a redução do IPI. “Vamos cortar os preços antes mesmo de recebermos produto novo da indústria", diz o diretor de Mercadorias e Marketing da Telhanorte, Marcelo Roffe. Segundo ele, todos os produtos com redução de preços serão identificados nos pontos de venda
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet