Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Educação

Desmando

Caravana de professores e estudantes denuncia desmandos

Uma caravana de professores, técnicos e estudantes dos 11 campi da Unemat se reúne nesta quarta (1º) com deputados estaduais para denunciar desmandos da reitoria da instituição e cobrar providências imediatas. O encontro será às 15 horas na AL

Uma caravana de professores, técnicos e estudantes dos 11 campi da Unemat se reúne nesta quarta (1º) com deputados estaduais para denunciar desmandos da reitoria da instituição e cobrar providências imediatas. O encontro será às 15 horas, no plenário Renê Barbour, na Assembléia Legislativa.


O deputado estadual Alexandre César (PT) saiu publicamente em defesa da comunidade acadêmica enquanto o presidente da Assembléia, José Riva (PR), fez declarações para blindar o reitor Taisir Mahmudo Karim.

César é presidente da Comissão de Educação da Assembléia, que receberá a caravana para discutir as mazelas da Unemat, mas Riva também confirmou presença.

Na pauta, a redução do calendário de aulas em cinco meses determinada pelo reitor Taisir Mahmudo Karim e o atraso na efetivação do novo estatuto da Unemat, aprovado em congresso universitário realizado em dezembro de 2008.

Supresa – O governo Maggi está preocupado com o assunto e terá representante na reunião. A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) garante que está fazendo os repasses em dia à Unemat e não compreende a alegação de Taisir, de que a instituição se encontra endividada.

O governo pretende repassar até o final do ano entre R$ 101 e 105 milhões enquanto que o pedido inicialmente pela reitoria era de R$ 96 milhões.

Insustentável – O reitor aumentou as férias para economizar dinheiro, alegando falta de dinheiro em caixa. A comunidade acadêmica não acredita em Taisir e pede a abertura das contas da instituição. Já o não cumprimento do novo estatuto foi parar no Ministério Público. A reitoria tem até o começo de abril para aprová-lo e homologá-lo, sob pena de ser acionado por improbidade administrativa.

Professores, técnicos e estudantes dos 11 campi da Unemat fazem assembléia hoje à noite (terça, 31) em Cáceres para definir rumo do movimento em defesa da instituição. Uma das teses apontadas é iniciar uma mobilização pelo impeachement de Taisir.

“O resultado da assembléia é soberano. Vamos cumprir o que for decidido”, disse Maria Ivonete de Souza, presidente da Adunemat (Associação dos Docentes da Unemat).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet