Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Ribeirinhos iniciam reflorestamento em Santo Antônio de Leverger

Cerca de 150 ribeirinhos, moradores das comunidades Barranco Alto I e II, no município de Sto. Antônio de Leverger (a 34 km de Cuiabá), participaram ativamente nesta sexta-feira (27) de um dia de campo onde receberam instruções em educação ambiental e plantaram centenas de mudas nas margens do Rio Cuiabá.


As atividades, que envolveram adultos, idosos e crianças, fizeram parte do Projeto Verde Rio, implantado pelo Instituto Ação Verde, que tem como meta recuperar 100 % das matas ciliares dos principais rios do estado de Mato Grosso. “A participação da comunidade foi decisiva para o projeto dar certo, e desde o início eles estiveram envolvidos”, explica o superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Henrique Borges.

Em uma primeira etapa, o Projeto Verde Rio fez levantamento sócio-econômico e ambiental com cerca de 543 famílias nas comunidades, compreendendo melhor quem é morador ribeirinho, suas expectativas e necessidades. Sabe-se, por exemplo, que 33% desses moradores vivem da pesca.

Além da pesquisa, o Instituto fez um levantamento de imagem de satélite onde descobriu-se cerca de 2 mil hectares de área de preservação permanente degradadas (APPD) ao longo de 120 km do Rio Cuiabá naquela localidade. Assim, pôde-se realizar um georreferenciamento nas propriedades para levantar a quantidade e a localização das áreas que estão degradadas, bem como saber o número de mudas que precisam ser plantadas para recuperação.

O processo continuou, ainda, com um levantamento florístico, onde verificou-se a presença de 60 espécies nativas na região, sendo que dessas, 22 foram reproduzidas. Contando com a parceria do MT Floresta e da Empaer, foi construído um viveiro itinerante, que tem capacidade para produzir 500 mil mudas por ano. Neste local, onde trabalham moradores da comunidade, mais de 100 mil mudas de espécies nativas estão prontas para plantio, como por exemplo: aroeira, gonçaleiro, jatobá, farinheira entre outras.

Educação Ambiental - Além da ação de recuperação das matas ciliares, o Instituto Ação Verde tem como meta o envolvimento educacional dos moradores da região. Neste dia de campo, Sema, Empaer, Secretaria de Meio Ambiente de Sto. Antônio e Fiemt colaboraram com debates e palestras, motivando a conscientização ambiental e colocando-se à disposição dos ribeirinhos para dúvidas e ajudas necessárias.

Após as palestras, técnicos se juntaram aos moradores, todos ajudando a plantar as mudas às margens do Rio Cuiabá. Para dar continuidade ao plantio, o Instituto Ação Verde e seus parceiros vão visitar todas as famílias, plantando as mudas e ensinando os moradores a conservá-las.

“Para nós é muito importante participar, porque vai ajudar a conservar nosso rio e nossa família, pros nossos filhos, nossos netos”, afirma a professora aposentada Divina Maria dos Reis, que mora na beira do rio há 43 anos

Pescador de nascimento e morador do Barranco Alto há 54 anos, sr. Pedro da Conceição lembra como será melhor para os pescadores se cuidarem das árvores que estão ao redor do rio: “Foi muito bom participar hoje aqui, porque o rio estando melhor, mais limpo, tem mais peixe, e a gente pode ver como está feio hoje. Com essa ação vai melhorar para todos, pra natureza, pra gente”, assegura.

Para a Secretária de Meio Ambiente do Município, Nalzira Ribeiro, o Projeto Verde Rio vai ajudar o município na conscientização ambiental ao mesmo tempo em que preserva o Rio Cuiabá: “Eu nasci e me criei aqui e me lembro de como era uma riqueza; tenho certeza que vou poder ver, com a ajuda de todos, esse local bonito novamente, com desenvolvimento junto com meio ambiente”, atesta.

O Projeto Verde Rio é uma iniciativa do Instituto Ação Verde e tem a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, SEMA, SEDER, SICME, MT Floresta, Empaer, UFMT, Brasil Telecom e Energética Águas da Pedra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet