Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Ferrovia

Francisco Vuolo cobra compromisso de Sarney em relação à Ferronorte

O vereador de Cuiabá e presidente do Fórum Pró Ferrovia, Francisco Vuolo (PR), aproveitou a audiência com presidente do Senado, José Sarney (PMDB) para cobrar uma antiga promessa pela conclusão da Ferronorte.

Foto: Secom

Bancada matogrossense em audiência com Sarney

Bancada matogrossense em audiência com Sarney

O vereador de Cuiabá e presidente do Fórum Pró Ferrovia, Francisco Vuolo (PR), aproveitou a audiência com presidente do Senado, José Sarney (PMDB) para cobrar uma antiga promessa pela conclusão da Ferronorte. A reunião realizada hoje (01), entre o senador, o vice-governador de Mato-Grosso, Silval Barbosa (PMDB), a bancada federal do Estado e uma comitiva de representantes de Cuiabá, tratou a priori da Copa 2014.


Vuolo lembrou os presentes na audiência, que em 1989, quando Sarney era presidente da República, garantiu que a Ferronorte sairia de São Paulo e chegaria a Cuiabá. Ele considera fundamental o apoio político do presidente do Senado para a conclusão do projeto que enfrenta problemas com licenças ambientais e falta de recursos.

“Estamos pedindo que a obra chegue até a capital, o que significa um aumento médio de 220 quilômetros. Para isso, sugerimos que o trecho Rondonópolis Cuiabá seja incluído no PAC”, sugestiona o vereador. Para dar base à sua proposta, Vuolo lembra que trechos da ferrovia, como o que se estende entre o município de Alto Araguaia a Rondonópolis, estão incluídos no Programa de Aceleração de crescimento (PAC).

Contudo, Vuolo não estava munido dos documentos necessários para que a ferrovia chegue à capital, dando chances para Sarney esquivar-se de firmar algum compromisso com a obra. “Com o projeto do trecho poderei intermediar junto ao governo federal para que a obra seja incluída no PAC”, argumentou o presidente do Senado.

Na semana passada o presidente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, garantiu que até o final de abril a licença de instalação da obra seria liberada de Alto Araguaia, até a localidade de Mineirinho, distante cerca de 70 km de Rondonópolis. De acordo com as expectativas, tão logo isso aconteça, a empresa responsável pela construção da Ferronorte, a América Latina Logística, reiniciará a obra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet