Olhar Direto

Sábado, 22 de fevereiro de 2020

Notícias / Meio Ambiente

Presidente se impressiona com participação no Meeting em MT

Michael Jenkins, presidente do Grupo Katoomba, deu as boas vindas aos presentes no Katoomba Meeting em Cuiabá e disse estar bastante impressionado com o número de participantes do encontro.

Da Redação / Thalita Araújo

02 Abr 2009 - 08:33

Foto: Gilberto Tadday

Michael Jenkins e Blairo Maggi

Michael Jenkins e Blairo Maggi

Michael Jenkins, presidente do Grupo Katoomba, deu as boas vindas aos presentes no Katoomba Meeting em Cuiabá e disse estar bastante impressionado com o número de participantes do encontro.

Ele disse que esse é momento certo para a reunião. “Devemos iniciar ações concretas e coordenadas, com escala necessária para enfrentar os problemas ambientais pelos quais passamos. Antes que seja tarde.” alerta Michael.

Sobre o estigma que pesa sobre Mato Grosso a respeito do desmatamento relacionado ao cultivo da soja, Jenkins pondera. “O mudo precisa de comida. Tem produção de soja, porque o mundo precisa e soja. Há demanda”, disse.

Ele ressalta que a grande batalha atual é equilibrar as necessidades, a de produzir e a de preservar o meio ambiente. Ele alerta para o problema da conservação da água e diz que o próximo Katoomba Meeting, a ser realizado na cidade de Copenhagen, Dinamarca, no mês de dezembro, terá a água como principal temática. “É preciso falar dela, ela está em perigo”.

Sobre o encontro em Mato Grosso, Michael afirmou estar satisfeito e elogia a conexão com a Califórnia e os estados brasileiros, principalmente os da Amazônia. E, apesar de a evolução tecnológica contribuir, de certa forma, aos efeitos prejudiciais ao meio ambiente, Jenkins afirma que a tecnologia tem sido e pode ser ainda mais aliada na luta a favor da natureza, servindo, principalmente, como ferramenta de acompanhamento de tudo que ocorre no meio ambiente.

Katoomba

O Katoomba é uma rede de indivíduos que trabalham para promover e melhorar a capacidade dos mercados de pagar por serviços ao ecossistema (PSA – pagamentos por serviços ambientais). O grupo, fundado em 1999, serve como um fórum para a troca de idéias e informações sobre PSAs.

O Encontro

XIV Katoomba Meeting Brasil 2009 – “Evitando o Desmatamento na Amazônia através dos mercados PSA” – acontece nos dias 1º e 2 de abril. O evento, promovido anualmente pelo The Katoomba Group e Forest Trends, nesta edição conta com a parceria do Governo de Mato Grosso por meio das secretarias de Estado do Meio Ambiente, Planejamento, Casa Militar, Casa Civil, além de ONGs ambientais como o Instituto Centro Vida (ICV).

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.