Olhar Direto

Terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Notícias / Mundo

Diretor da AIEA elogia negociação entre EUA e Rússia

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, declarou-se hoje "bastante encorajado" com os compromissos entre russos e americanos para negociar a redução de seus arsenais e intensificar a não-proliferação de armas.

AE

02 Abr 2009 - 10:08

Foto: Reprodução

Mohamed ElBaradei

Mohamed ElBaradei

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, declarou-se hoje "bastante encorajado" com os compromissos entre russos e americanos para negociar a redução de seus arsenais e intensificar a não-proliferação de armas. Ontem, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Dmitry Medvedev, comprometeram-se em buscar um mundo livre de armas nucleares e ordenaram aos negociadores que trabalhem em um novo tratado de redução de seus arsenais.

Por meio de um comunicado divulgado hoje em Viena, onde fica a sede da AIEA, ElBaradei disse acreditar que a decisão bilateral demonstra liderança por parte dos dois presidentes e "nos leva além da mentalidade de Guerra Fria". A AIEA, subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), informou ainda que ElBaradei compartilha a visão de Obama e de Medvedev quanto à urgente necessidade de uma desnuclearização da Península Coreana. Ainda de acordo com o documento, ElBaradei apoia também a busca por uma solução diplomática direta e ampla com relação ao programa nuclear iraniano.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet