Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Professores da UFMT visitam espaço da Lagoa Encantada

Acompanhada da presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Eliana Rondon, uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso visitou  o espaço da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto do CPA III), local onde será implantado o Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA). Entre os professores estava o vice-reitor, doutor Francisco José Dutra Souto.


Os professores, da área de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, foram conhecer o local, onde a Sanecap vai implantar, em parceria com a UFMT, um laboratório para estudo e pesquisa de tratamento de esgoto, além de trabalhos de reuso da água da chuva e da lavagem de roupas, o qual está incluído dentro do projeto do CRRA, que foi contemplado com recursos da Petrobras.

“O projeto é fantástico, pois além de ser uma ação que beneficiará a comunidade local e o meio ambiente, servirá também para pesquisas de ciência e tecnologia. Com isso vai possibilitar a outros parceiros aglutinarem ao projeto”, observa o vice-reitor, Francisco José Dutra Souto.

José Dutra ressalta que todo o trabalho que a Sanecap está desenvolvendo no espaço da Lagoa Encantada, como revitalização do local, construção de auditório e reurbanização da área, “é uma forma de oferecer cidadania aos moradores do entorno da lagoa, pois será uma opção de lazer e contemplação para toda a população”.

Para o chefe do departamento de Engenharia Sanitária, professor Rubens Mauro, o projeto vai contribuir para a preservação do rio Coxipó. “Essa lagoa ficou por muito tempo obsoleta e esta bacia acaba toda dentro do rio Coxipó. Após a realização desse trabalho vamos resolver um grande problema deste rio, que é a poluição”.

Estavam presentes também na visita o diretor da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAEC), Bismarque Castilho, chefe do departamento de Engenharia Civil, Antônio João da Silva, professores de Engenharia Sanitária, João Batista e Luiz Airton, e a coordenadora do CRRA, Neli Assunção.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet