Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Profissionais do Caps Álcool e Drogas são orientados para trabalhar com pacientes HIV

“Drogas, Álcool e Prostituição são a porta aberta para o HIV” , explica Soaria Maciel, coordenadora do Programa Dst /Aids da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Por isso, os profissionais do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas ( Caps/AD), que atende uma clientela com dependência química, grupos potencialmente de alto risco, participaram de uma oficina ministrada pela Coordenação de Educação e que orientou os funcionários que trabalham diretamente com essa demanda.


Segundo Soraia Maciel, para quebrar este ciclo de contaminação do HIV ‘é necessário fazer um trabalho de aconselhamento e despertamento dos clientes, para que assumam outra postura em relação à vida’. O grande desafio de se trabalhar com o Caps –AD, salienta, é com as pessoas que vivem em situação de grande risco. “Quem faz uso de droga, o faz sem agulhas descartáveis, o que aumenta o risco de contaminação. Alem disso, muitas mulheres se prostituem para sustentar o vicio e vivendo em promiscuidade total, acabam se contaminando”.

A técnica explica que a oficina serviu justamente para orientar esses profissionais sobre a conduta perante um dependente químico soropositivo. Segundo ela, o aconselhamento consiste em encaminhar para exame, alertar para os riscos das DST/Aids e dar suporte emocional e clínico para os clientes na fase pré-teste e pós-teste.

Também é destinado para casais portadores do HIV ou não portadores, e para casais onde apenas um é portador de HIV, os chamados “soro-contrastantes”. Promover a adesão ao tratamento é outro objetivo do aconselhamento.

Estrutura - Em Cuiabá, a Secretaria de Saúde de Cuiabá oferece em suas policlínicas o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento para realizar exames de DST/Aids. Além da testagem sorológica, a Atenção Secundária oferece o exame pré-natal e informação geral sobre as formas de prevenção, transmissão e tratamento aos usuários e posterior acompanhamento terapêutico. O município ainda conta com o SAE ( Serviço Ambulatorial Especializado) onde se faz o exame, consultas ambulatoriais e, inclusive, tratamento dentário especializado. O resultado sai entre 15 e vinte dias. Cada policlínica tem uma pessoa referenciada para receber esta demanda.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet