Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

aprendendo cedo

Riva defende incentivos para estudantes ingressarem na política

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) destacou a importância dos programas desenvolvidos pela Casa, que oportunizam a inserção de estudantes na política.

Foto: Secom -AL

Riva defende incentivos para estudantes ingressarem na política
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) destacou a importância dos programas desenvolvidos pela Casa, que oportunizam a inserção de estudantes na política. Para Riva, programas como o Parlamento Mirim e Parlamento Jovem são ações fundamentais na formação de líderes, pois estimulam os jovens a conhecer os trabalhos parlamentares e a ingressar na política.


“O Brasil é carente em muitos aspectos, inclusive, de líderes”, afirmou o presidente ontem (02), durante o lançamento do Programa Parlamento Jovem, que é voltado a estudantes do Ensino Médio.
Segundo ele, a AL tem oportunizado aos jovens condições necessárias para o exercício da cidadania. É o caso do Programa Por Dentro do Parlamento, coordenado pelo professor José Ival de Souza, que já recebeu 1,1mil visitantes somente neste ano. “A implementação do Parlamento Jovem é mais uma maneira que encontramos para incentivar o jovem a lutar pelos seus direitos e acompanhar o trabalho da classe política”, explica Riva.

Riva, que foi prefeito de Juara aos 22 anos, garante que o objetivo é fomentar na Capital e nas câmaras de vereadores a formação dos parlamentares mirins e jovens nos municípios e, com isso, fazer uma grande escola de cidadania no estado.

A sociedade, conforme o presidente, é muito alheia à formação das suas lideranças e o Poder Público se dedicou muito pouco a essa questão. Ele considera o grande formador de líderes do Brasil “a escola da vida”. Por isso, o legislativo quer contribuir com a formação de jovens tornando-os mais conscientes, especialmente na escolha dos seus representantes para que tenham noções mínimas caso queiram concorrer a mandatos eletivos.

Para Riva, programas como esses acabam incentivando os estudantes que têm aptidão à política. Pois, ao ingressar nessas ações acabam se destacando. É o caso da presidente do Parlamento Mirim, Érika Teixeira dos Santos, 12 anos, estudante do 8º ano do Colégio Salesiano São Gonçalo. Ela apresentou um projeto de lei que cria o ‘Hospital do Idoso’. “Quero oferecer tratamento digno aos idosos de Mato Grosso”, afirma Érika.

No evento, Riva ainda reconheceu a importância do programa, que é de autoria do ex-deputado, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Humberto Bosaipo. Ele também lembrou a época da criação do Estatuto da Juventude, quando Mato Grosso foi o primeiro estado brasileiro a implementá-lo. “Essa iniciativa demonstra que Mato Grosso tem maturidade e é referência no país”, disse o gestor Estadual da Juventude do Comitê Interestadual de Políticas Públicas de Juventude da Setecs, Rafael Henrique Cruz Santos.

O gerente do programa Parlamento Jovem, Manoel Paes de Roma Netto ressaltou a idéia. “Aqui os estudantes vão aprender sobre o funcionamento da Casa, proporcionando o resgate da cidadania”.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet