Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

ato de amor

Hemocentro reforça campanha de doação de sangue para atender casos graves de dengue

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do MT- Hemocentro, está convocando a população para doação de sangue,devid às  ocorrências de casos graves de dengue. O paciente acometido pelas formas graves de dengue necessita de plaquetas e para tanto é necessário manter os estoques diários de sangue na garantia do atendimento da demanda. A diretora geral do MT-Hemocentro, Eliana Rabane esclarece que não há falta de sangue no momento, porém se faz necessária a colaboração de todos para que este fato não aconteça.


A diretora do MT-Hemocentro explicou o motivo do convite é  que o órgão precisa manter regulado o estoque de Concentrado de Plaquetas, que é extraído do sangue e que tem uma durabilidade de apenas cinco dias para uso útil. O Concentrado de Plaquetas é muito solicitado para socorrer pessoas acidentadas, com problema de coagulação sanguínea ou portadoras de Leucemia e nos casos de formas graves de dengue.

“A quantidade média de sangue necessária para manter regulado o nosso estoque é de 60 bolsas/dia. Chamamos a atenção de toda população neste momento em que o Estado de Mato Grosso está em alerta contra a dengue, para que todos colaborem nas duas situações, tanto no controle da doença quanto na sensibilização e conscientização de todos para este importante ato de amor, que salva vidas, que é o ato de doar sangue. Ao invés de uma vida, cada bolsa doada, salva em média quatro vidas”, declarou a diretora.

Eliana mencionou ainda que doar sangue é um procedimento simples, fácil, rápido, não dói, não engorda, nem muito menos emagrece e também não engrossa o sangue. “O sangue é um dos componentes essenciais para manter a pessoa viva”. Com mais esta ação de sensibilização, o MT-Hemocentro espera aumentar o número de doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação.

CONDIÇÕES BÁSICAS

Para ser um doador de sangue é preciso sentir-se bem e com saúde. Apresentar um documento com foto, válido em todo território nacional. Ter idade entre 18 e 65 anos e pesar 50 kg ou mais. Não podem doar sangue pessoas que estejam gripados ou com febre, tenham feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses. Mulheres grávidas, ou que amamentam, pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, que sejam portadores de Hepatite B e C ou tenham tido alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST) nos últimos 12 meses estão impedidos temporariamente de fazer doação de sangue.

Já os que tenham tido hepatite após os 10 anos de idade,  doença de Chagas ou hanseníase, sejam portadores de doenças crônicas cardíacas, renais, câncer, sejam portadores do vírus HIV I e II, AIDS, HTLV I e II, sejam usuários de drogas injetáveis ou aspiradas ou seja homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que tenham relação sexual sem preservativo estão impedidos definitivamente de doar sangue.

As doações podem ser feitas na sede do MT-Hemocentro, que fica na Rua 13 de Junho, nº. 1.055 Centro da Capital, e no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), no horário das 7h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 07h30 às 12h.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet