Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Custo de produção de juta e malva será revisto

A Conab vai atualizar os custos de produção de fibra de malva e juta cultivada na Amazônia. O levantamento dos gastos será feito por técnicos no período de 12 a 18 próximos, com participação de representantes do governo do estado do Amazonas, de indústrias e organismos ligados à produção e comercialização de insumos.


Segundo a área de Gestão da Oferta da estatal, a fibra está sendo comercializada atualmente na região por R$ 1,25 o quilo. Este valor representa uma elevação de 22,05% sobre o preço mínimo de R$ 1,02/kg na safra 2008/09 estabelecido pelo governo para a região Norte, incluindo o estado do Maranhão.

De acordo com os técnicos, mesmo com preço compensador, a safra nacional, que vai de fevereiro a junho/09, é insuficiente para atender a demanda interna, sobretudo do setor industrial. A previsão é que chegue a cerca de 9.500 toneladas, para uma demanda estimada em 20 mil toneladas.

Arranjo Produtivo – Para diminuir os riscos de importações, técnicos da estatal em Manaus estão discutindo, dentro do Arranjo Produtivo Local (APL) políticas de melhoria para o setor. Representantes do governo estadual e de agências de fomento à agricultura participam também dos debates. A ideia é que, até o fim deste semestre, sejam apontadas propostas para aumento de produção.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet