Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Acrimat defende fundo legal

“Em nenhum momento a Acrimat pediu o fim do Fefa e sim a não exigência por parte do Indea, do pagamento do Fundo para que o pecuarista retirasse sua Guia de Trânsito Animal – GTA. Por outro lado a Acrimat é a favor de um fundo legal, aprovado pela Assembléia Legislativa, sancionada pelo governo do estado, com a participação de toda cadeia produtiva e com gestão transparente. Lembramos ainda, que o principal objetivo do Fefa é o de indenizar o produtor em caso de abate sanitário”, disse o vice-presidente da Acrimat, João Bernardes.


Para a Acrimat e a Associação dos Criadores de Nelore a existência de um fundo para indenizar e prevenir a febre aftosa é muito importante para o setor. “Somos nós produtores que repassamos recursos para que toda cadeia produtiva tenha segurança e possa trabalhar com a certeza de que ações estejam sendo desenvolvidas em prol de todos”, esclareceu Bernardes. O diretor da Acrimat lembra ainda, que o Fefa deve ter saldo suficiente para continuar o trabalho na fronteira, manter os veterinários contratados pelo Indea e a manutenção dos investimentos necessários para o desenvolvimento do trabalho, até que um novo fundo seja constituído de forma legal, “pois, felizmente, nesses 15 anos de existência, nunca foi necessário o pagamento de indenizações”.

A Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) e a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso impetraram e obtiveram liminar de mandado de segurança coletiva para que o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), não exija mais o pagamento por parte dos pecuaristas associados, do Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa) na emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) que é feito pelo Indea para a movimentação do gado destinado ao abate.

A decisão foi pronunciada no último dia 30 de março, pelo do Juiz de Direito, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, da Comarca de Cuiabá, na Quarta Vara Especializada da Fazenda Pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet