Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cultura

290 anos

Aniversário de Cuiabá vai ser comemorado com cultura popular

Reprodução

Reprodução

Cuiabá faz 290 anos no próximo dia 8 de abril e as comemorações tomam conta da cidade desde muito antes. Pela programação oficial do município, a festa já teve início ontem, no fim do dia, com a abertura da 3ª Festa do Peixe, na comunidade São Gonçalo Beira Rio. Do dia 7 para o dia 8, são os blocos e escolas de samba que lideram a comemoração.


3ª Festa do Peixe de Cuiabá acontece até o dia 5. Nesse sábado, as atividades acontecem por todo o dia, com ações esportivas e ambientais, além das Feiras de Artesanato e da Agricultura Familiar. Ao meio-dia, Peixada nos bares e restaurantes da comunidade. A partir das 19 horas, os grupos de cururu e siriri Flor Ribeirinha e Raízes Cuiabanas fazem suas coloridas e animadas apresentações. E Gilmar Fonseca e Roberto Lucialdo comandam o Baile Popular “Rasqueado Cuiabano”.

Já o domingo será repleto de atividades esportivas e culturais. Às 11h, tem concursos inusitados, como o “Melhor Pacu Assado”, e a gincana “Quem come mais mojica de pintado”. O visitante poderá se deliciar nas peixadas servidas nos bares e restaurantes da comunidade. A Domingueira Dançante “Rasqueado Cuiabano” traz a musicalidade de Gilmar Fonseca, Guapo e Dílson Oliveira. Às 20 horas haverá encerramento da 3ª Festa do Peixe de Cuiabá.

No dia 7 de abril, às 22 horas, terá início a Virada Festiva, recebendo a chegada dos 290 anos de Cuiabá. A concentração ocorre na praça Santos Dumont e, às 23h30, centenas de integrantes das agremiações seguem para a praça Oito de Abril acompanhados por bateria e trio elétrico. Na meia-noite, uma queima de fogos irá anunciar a chegada do aniversário da cidade.

Participam do desfile, os blocos Gaviões do Tijucal, Melados, Tradição do Araés e Boca Suja, vencedor do carnaval 2009. As escolas de samba Império do Sol e Império de Casa Nova levam seus destaques, mestres-salas e portas-bandeiras, além de passistas. O enredo que vai embalar o desfile coletivo será o do Gaviões do Tijucal, uma alusão ao desenvolvimento da cidade.


Rasqueado também integra comemoração

Nos dias 24, 25 e 26 de abril vários pontos de Cuiabá serão tomados por shows de rasqueado, integrando as atividades do mês de aniversário da cidade: é o Festival do Rasqueado. A proposta é valorizar os talentos consagrados, mas também trazer oportunidades a novos nomes.
O Festival abre inscrições para a prévia, que ocorrem nos dias 16 e 17 de abril, no bairro Osmar Cabral. Músicas inéditas concorrem a uma das cinco vagas para os novos talentos. As inscrições estão abertas, na Secretaria da Cultura de Cuiabá, e nas Regionais Leste, Oeste, Norte e Sul. As inscrições contam com apoio de diversos presidentes de bairros e rádios comunitárias.

O candidato deverá inscrever 01 música de sua autoria, inédita, acompanhada de letra, cifra e uma gravação demonstrativa em cd. Por inédito entende-se a música nunca gravada em qualquer meio de publicação e em qualquer suporte. A música instrumental deverá ser inscrita acompanhada por cópia de tablatura ou partitura. A música deverá ser inscrita pelo intérprete, com autorização do compositor. Mais informações sobre o festival podem ser encontradas no site da prefeitura ou direto na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Barão de Melgaço, Centro).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet