Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Apoio

Centro Integrado de Operações Aéreas apoiou quase 200 ocorrências

Muitas ocorrências contaram com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer....

Foto: Secom/MT

Centro Integrado de Operações Aéreas apoiou quase 200 ocorrências
Com a finalidade de prestar apoio em missões diversas executadas pelos operadores da segurança publica, é que o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), prestou, no primeiro trimestre deste ano, 175 atendimentos de ocorrências e ações com as aeronaves, como operações de resgate, busca e salvamento pelo Corpo de Bombeiros, além das ocorrências policiais e de defesa civil.


Baseado nos atendimentos prestados é que o Centro Integrado realizou uma análise das atividades desempenhadas em 2008 e reduziu, em 40%, o patrulhamento aéreo, como proposta operacional para este ano. “A meta é reduzir o patrulhamento efetivo em 40% e aumentar o apoio operacional na mesma proporção”, explicou o coordenador do Ciopaer, major PM Heverton Mourett de Oliveira.

A medida foi tomada com o objetivo de mudar o foco de decolagem. “Em função do relatório de 2008, o Ciopaer mudou a doutrina operacional. Ao invés de fazer o rádio patrulhamento aéreo, agora faremos operação de foco. Sendo assim, as análises não serão mais provenientes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e sim das unidades da Polícia Militar”, destacou.

Conforme o coordenador , a meta é que, com a medida, o atendimento se torne mais qualitativo, “especialmente no que diz respeito ao policiamento ostensivo preventivo”, disse Mourett.

Outras ações realizadas pelo Ciopaer não sofreram alterações para este ano. Segundo o coordenador do Centro Integrado, o emprego operacional de cunho repressivo se mantém para 2009, bem como atendimento de ocorrências do Corpo de Bombeiros que necessitem de transporte aéreo, como busca e salvamento, incêndio, resgate, entre outros.

CURSO - Na próxima segunda-feira (06.04), começa o 3º curso de Tripulante Operacional Multi-missão (TOM-M). O curso é realizado pela Sejusp por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e é destinado a policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros.

Para este curso, o Ciopaer abriu 31 vagas, sendo 16 destinadas a seis estados da federação do Acre, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

Conforme o coordenador do Ciopaer, o curso vai atender a necessidade de material humano especializado para as atividades do Ciopaer, além de capacitar os profissionais da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros para atuarem nas aeronaves do Ciopaer. “O curso vem para integrar a expansão do Ciopaer”, completou o major Mourett.

O curso terá carga horária de 412 horas e será realizado em Várzea Grande, nas instalações do Ciopaer.

CIOPAER - O Centro Integrado de Operações Aéreas foi criado pelo decreto Estadual nº 8.304, de 17 de novembro de 2006, para modernizar as atividades operacionais da segurança pública que utilizam meios aéreos em todo o Estado de Mato Grosso.
A criação deu-se devido a necessidade de centralizar e racionalizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas, empenhadas em atividade policial, patrulhamento ambiental, socorro público e defesa civil, tornando as atividades desempenhadas pelos profissionais da segurança pública mais dinâmica e compatível.

O trabalho do Ciopaer é desenvolvido por uma equipe composta por 44 profissionais, entre policiais militares e civis e Corpo de Bombeiros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet