Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Associação Brasileira de Ultraleves investiga acidente que matou dois no RS

A Associação Brasileira de Ultraleves investigará as causas da queda de um ultraleve, que causou a morte de dois pilotos em Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, na manhã deste sábado (4). Eles viajavam de Florianópolis para Erechim, onde participariam do Encontro Sulbrasileiro de Pilotos e Aeronaves, quando o acidente aconteceu. 




No aeroporto de Erechim os aviadores e engenheiros de vôo coordenavam a aterrissagem, que é feita por orientação visual quando os pilotos Nicolau Coelho Filho e Marco Aurélio Fernandes Ribeiro, ambos de 56 anos, reportaram por rádio que estariam pousando na cabeceira da direita, onde estavam operando devido à orientação do vento.



No entanto, repentinamente surgiram na cabeceira da esquerda. Sem conseguir pousar, o piloto arremeteu a aeronave e fez uma curva em baixa velocidade, caindo numa lavoura de milho recém colhida, às margens da cabeceira da pista.



”Quando ele arremeteu achei que estava tudo bem, que ia tentar pousar na lavoura, quando me virei o avião caiu”, contou o coordenador do evento, o piloto Jason Santana Filho.

A aeronave caiu com o nariz no solo e praticamente se dobrou tombando com as rodas para cima. Os dois pilotos morreram na hora.

O local foi isolado pela polícia. Uma equipe de investigação de acidentes aéreos, contratada pela Associação Brasileira de Ultraleves, investigará as causas do acidente - se houve alguma falha técnica no motor ou problema com combustível.


Coelho Filho morava em Florianópolis e Ribeiro em Blumenau. Os dois pilotos teriam decolado na manhã deste sábado de Governador Celso Ramos (SC) e fizeram uma escala no aeroporto de Lages (SC). Dali, seguiram para Erechim, onde acidentaram-se na tentativa de pousar.

De prefixo PU-NEC, a aeronave tinha peso de até 750 kg e capacidade para dois ocupantes.

Nicolau Coelho Filho, que pilotava o ultraleve, tinha Certificado de Piloto de Recreio (CPR), uma categoria mais avançada que permite que o piloto voe em determinadas áreas de controle e faça viagens de navegação. O encontro de aviadores, que recebeu 56 pilotos e aeronaves, deve continuar até domingo, em Erechim.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet