Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Brasil

Operação Gaiola Aberta apreende pássaros silvestres em feira libre no Rio

Vinte e cinco pássaros silvestres foram apreendidos e três pessoas detidas hoje (4) durante operação na feira livre de Honório Gurgel, na zona norte da cidade. Foi a terceira operação realizada pela pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa (Alerj) em dois meses. A primeira foi na Tijuca, também na zona norte, e a segunda em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nas duas primeiras ações, cerca de 500 animais silvestres foram recapturados.


Também participaram da Operação Gaiola Aberta fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), policiais do Batalhão Florestal da Polícia Militar e agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, deputado André do PV, afirmou que vai elaborar, em parceria com o Ibama, um projeto de lei estadual com o objetivo de tratar com mais rigor a questão do tráfico de animais. André informou ter encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente proposta para ser levada ao Congresso Nacional equiparando o tráfico de animais silvestres ao de drogas

“Essa equiparação tem que ser feita. É bom lembrar que quem compra animais silvestres está cometendo crime de receptação”, afirmou o deputado, que anunciou a realização de audiência pública sobre a questão.

A comissão pretende realizar uma audiência pública sobre a questão e também está preparando cartilhas educativas para serem distribuídas em escolas e feiras livres. “Queremos conscientizar a população para não comprar animais silvestres. Encontramos espécimes raras hoje como os pássaros corrupião e chanchão”, disse o deputado.

As aves apreendidas hoje foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvres do Ibama e as três pessoas detidas, conduzidas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Por meio de um convênio firmado entre a Comissão de Meio Ambiente da Alerj e a Fundação Rio Zoo, parte dos animais apreendidos em feiras-livres são encaminhados ao zoológico da cidade, como forma de desafogar os centros de triagem de animais silvestres.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet