Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Nove dicas para deixar de ser sedentário sem muito esforço

Apoiada nas pesquisas que comprovam a relação da prática de exercícios com uma vida mais longa e saudável, uma nova geração de jovens antenados tem, literalmente, caminhado contra o aumento do sedentarismo na população mundial. Neste domingo, por exemplo, ocorreu a 8ª Caminhada do Agita Mundo 2008, para comemorar antecipadamente o Dia Mundial da Atividade - 6 de abril. O evento é promovido pela Rede Agita Mundo e o programa Agita São Paulo, que têm programados mais encontros no Brasil e em outros países até o dia 11 de abril.


A data serve de alerta para a necessidade de se mexer mais e, assim, evitar doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. Já se sabe que pessoas ativas diminuem, por exemplo, em 40% o risco de doenças cardiovasculares. O problema é que muita gente vive adiando aquela matrícula na academia, porque não consegue arranjar um tempo na agenda lotada de compromissos. Mas isso não é desculpa.

Segundo especialistas, se cada pessoa pudesse gastar apenas 30 minutos do seu dia mudando algumas rotinas básicas já ganharia pontos para melhorar a qualidade de vida. Sim, na guerra para abandonar a vida sedentária vale adotar estratégias simples para colocar o corpo em ação, como ir a pé à padaria, empurrar o carrinho no supermercado ou levar o cachorro para passear.

Não parece muito esforço? Se você somar todos os gastos de caloria e o tempo movimentado, seu corpo e sua saúde irão agradecer. Confira, abaixo, algumas dicas do Programa Agita São Paulo, que é ligado ao Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs):


1- Em vez de usar o controle remoto e gastar apenas uma caloria, levante-se para trocar de canal. Assim, elimina três.
2- Abrir o portão da maneira tradicional - ou seja, sem acioná-lo eletronicamente - faz com que o seu corpo gaste três calorias. No outro caso, menos de uma.
3- Esperar meia hora pela entrega de uma pizza em casa, por exemplo, consome 15 calorias. Cozinhar pelo mesmo período, 25.
4- Digitar e enviar um e-mail no período de quatro minutos elimina duas calorias. Já andar um minuto ou falar em pé durante três minutos, manda embora seis.
5- Ficar sentado durante uma hora consome 30 calorias. Ficar em pé por 60 minutos gasta 70.
6- Parar o carro próximo ao destino é o costume de muitos sedentários. Ter essa atitude e caminhar por apenas dez segundos gastam apenas 0,3 calorias. Andar por dois minutos, cinco vezes por semana, oito.
7- Dirigir por 40 minutos e andar mais cinco no estacionamento consomem 22 calorias. Substituir esse hábito por caminhar durante 15 minutos até o ponto de ônibus, duas vezes ao dia, favorece a perda de 60 calorias.
8- Levar o seu cachorro até a porta consome apenas duas calorias. Passear com ele por 30 minutos, 150.
9- Levar o carro ao lava-rápido uma vez por mês gasta 18 calorias. Deixar a preguiça de lado e lavá-lo, 300.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet