Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Saúde: 26,3% dos brasileiros se declaram sedentários

Uma pesquisa do Ministério da Saúde feita por telefone com 54 mil pessoas de 27 capitais apontou que o brasileiro está menos sedentário do que há três anos. Feito em 2006, o primeiro levantamento demonstrou que 29,2% dos brasileiros não haviam praticado qualquer atividade física nos últimos três meses. Nas entrevistas de 2008, o índice caiu para 26,3%. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.


De acordo com a pesquisa, as mulheres se declararam menos sedentárias do que os homens. No entanto, com relação a 2006, elas se tornaram mais sedentárias. Há três anos, 20,1% das pessoas do sexo feminino que haviam sido entrevistadas declararam não praticar atividades físicas, índice que subiu para 23,5% no último levantamento. Entre os homens, a porcentagem foi de 39,8% para 29,5% no mesmo período.

A análise detalhada dos dados de 2008 ainda não foi concluída. Entretanto, conforme salientou a coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos não-transmissíveis do Ministério da Saúde, na comparação entre os dois anos anteriores foi possível verificar que o aumento da freqüência de atividade física entre os homens foi reflexo da mudança de hábitos deles, que passaram a ir a pé ou de bicicleta para o trabalho. Entre as mulheres, o índice teria caído em função da vida profissional feminina, que exige mais delas no ambiente de trabalho e reduz a atuação em atividades domésticas.
Outro dado apontado na pesquisa mostra que, quanto mais escolaridade a pessoa tem, o que gera renda mais alta, menos atividade doméstica em casa ela pratica. O poder aquisitivo, que permitiria o transporte em veículo particular, também foi um dos fatores descobertos no estudo para justificar o sedentarismo.

Em contrapartida, a população com uma situação financeira melhor tem mais acesso a atividades de lazer. Segundo as entrevistas, as pessoas mais escolarizadas lideram o ranking do perfil populacional que mais pratica atividades físicas de acordo com o que o Ministério da Saúde considera recomendável, o que inclui exercícios moderados como caminhadas diárias de até 30 minutos cinco vezes por semana ou atividades vigorosas, como corridas de 20 minutos, três dias por semana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet