Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Com meia maratona, brasiliense corre no Dia Mundia de Atividade Física

Pesquisa publicada pela Revista Panamericana de Salud Pública, vinculada à Organização Pan-Americana de Saúde, revela diminuição da mortalidade por doença cardiovascular no Brasil. O estudo, a cargo do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mostra que entre 1980 e 2003 as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares caíram de 287,3 para 161,9 por 10 mil habitantes. Segundo os pesquisadores, houve redução média anual de 3,9%.


A pesquisa traz outra boa notícia: a taxa de mortalidade por causa de derrame (AVC, acidente vascular cerebral) também caiu: era de 95,2 e foi para 52,6 por 10 mil habitantes (média de redução de 4% ao ano). O mesmo aconteceu com a doença coronariana, cujas taxas baixaram de 80,3 para 49,2 por 10 mil habitantes (3,6% ao ano).

Conforme o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a prática de exercícios e atividades físicas pode evitar males do sistema circulatório e complicações decorrentes de tais doenças.

Hoje (5), a busca de melhoria da qualidade de vida fez milhares de pessoas participarem da décima edição da Meia Maratona Internacional de Brasília, com percurso de 21 quilômetros, cobrindo todo o Eixo Rodoviário (Asa Sul e Asa Norte) da capital federal. Foi o caso de Norma Sheila Alves, de 39 anos, que participou pela primeira vez de uma corrida oficial.

Norma contou que seus pais faleceram hipertensos e diabéticos, mas tem outra expectativa para sua vida e quer continuar participando de provas como a de hoje. “Não é uma questão de beleza, é uma questão de envelhecer bem”, afirmou.

A hipertensão sob controle é um estímulo para o analista de sistemas Humberto Mancebo, de 34 anos, que corre há uma década. “Correr é a forma ideal de aliviar o stress e ter vida equilibrada”, defende. A mesma receita é prescrita pelo funcionário público Lauro Passos, de 57 anos, que corre há 40 anos à procura de “saúde, energia e vitalidade”.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet