Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de abril de 2020

Notícias / Política MT

Ministério sugere calendário para que obras não parem na Capital

Da Redação/MC/AA

06 Abr 2009 - 20:16

Foto: Alline Marques/OD

Rodrigo Figueiredo:

Rodrigo Figueiredo:

O secretário-executivo do Ministério das Cidades, o cuiabano Rodrigo Figueiredo, afirmou hoje que irá se empenhar para que as irregularidades apontadas pela Controladoria Geral da União (CGU) no PAC Cuiabá sejam solucionadas rapidamente e as obras não sejam paralisadas. "O que depender do Ministério, vamos resolver o problema", assegurou.

Segundo a assessoria de imprensa do MCidades, a Secretaria-Executiva do ministério, encaminhou formalmente hoje a sugestão de cronograma de execução e de datas para apreciação e manifestação da Prefeitura Municipal de Cuiabá e do Governo do Estado, fiscal das obras do PAC. A sugestão recebeu a sinalização positiva da Secretaria Nacional de Saneamento e foi enviada ao Superintendente Nacional de Produtos de Repasse - SUREP, Ivan Domingues das Neves, da Caixa Econômica em Brasília, que repassará ao superintendente regional da CEF, Ivo José Carlos Zechin, para em seg uida receber a apreciação e manifestação tanto da prefeitura como do Governo do Estado.

Em virtude de ser a Prefeitura de Cuiabá a responsável legal pela execução das obras do PAC, inclusive doprocesso licitatório, esse cronograma deverá ser ratificado ou não pelo prefeito Wilson Santos e sua equipe técnica para, em seguida, receber o aceite da SINFRA e da Caixa Econômica Federal (GIDUR-MT), contratada pela União para fiscalizar o andamento do programa e liberar os recursos correspondentes.

Segundo a CGU, após o cumprimento dessa primeira etapa, as partes envolvidas deverão receber a minuta do Termo de Compromisso e também se manifestarem técnica e juridicamente. Para a CGU, a confecção desse instrumento legal visa assegurar mais celeridade do processo, garantindo a Prefeitura de Cuiabá e aoscuiabanos, a não paralisação das obras do PAC.

O cronograma de execução será anexado a esse Termo de Compromisso a ser confec cionado observando rigorosamente o trabalho determinado pela Prefeitura e terá como objeto principal as obrigações do município, constantes do Relatório da CGU, que manteve 11 das 14 irregularidades apontadas inicialmente, sendo as principais a repactuação contratual, a recomposição do bônus direto e indireto - BDI e o procedimento licitatório.

"Como cuiabano que ama nossa capital, quero dizer ao governador Blairo Maggi e ao prefeito de Cuiabá que podem continuar contando comigo e com o ministro Marcio Fortes. Não mediremos esforços para ajudar Cuiabá; estamos à disposição 24 horas por dia. O cronograma de execução, a ser definido pelo Prefeito Wilson Santos e sua equipe, com a participação do Governo do Estado, é o início das soluções técnicas e legais do PAC Cuiabá. Entretanto, para que os problemas sejam solucionados de vez, é imprescindível que a Prefeitura respeite o rito processual determinado pela CGU", disse Figueiredo.

No  dia 2, a Prefeitura de Cuiabá, a Caixa Econômica Federal, o Governo do Estado do Mato Grosso e o Ministério das Cidades receberam formalmente, via correio eletrônico, o relatório final da
CGU; e no dia 3, o Ministério das Cidades enviou, via sedex, o referido relatório às partes interessadas.

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ricardo Corvelho Diniz
    07 Abr 2009 às 08:05

    O mundo acha que Rodrigo é candidato a alguma coisa, não é não mas se fosse deveria ser a Governador pois até agora foi o único cuiabano nato com coragem de dizer algumas verdades para o wilson santos e sua turma (anterinho malvadeza, thelminha maravilha), esse rapaz vai longe, além de corajoso é competente e diferenciado dessa turma que ta aí. Vejo que o Riva e o Pedro Henry estão devagarinho isolando o FIgueiredo dentro do PP, cuiadado a eleiçao de 2010 passa pelo Rodrigo não o despresem o PR do Maggi está de olho nele!

  • Amir Saud
    07 Abr 2009 às 06:08

    Aí vem alguma candidatura "NOVA".

  • Pedro Henrique Lago
    07 Abr 2009 às 05:29

    Acho que o Ministério Público deveria abrir o olho para a participação do Dep. Mensaleiro Pedro Henry, na reunião com os empreiteiros Mato Grosso e o Brasil sabe das reais "internções" do Pedro nesse processo e é claro que é o "resultado" financeiro, isso é para começar a construção de uma hiper clínica médica em Cáceres com o nosso dinheiro, a turma aqui tá de olho, inclusive, no Sr. Toninho da Dismaf "caixa" de PH que já até mandou importar os equipamentos, e nós ó! Pra nós o wilson santos tá juntinho como o PH é rachid mesmo!

  • Iliana Moreira Alves
    07 Abr 2009 às 05:23

    Está claro que depende mais da Prefeitura do que do Ministério e de outros órgão, é o Prefeito Wilson Santos que é o responsável pela execução das obras e pelos vícios na licitação, então, o guizo foi colocado no pescoço do gato e o gato chama-se Prefeito Wilson Santos e sua equipe técnica, que tá mais para incompetentes técnicos, e ainda mais agora com o cido lexotan, aí já era.

  • Neide dos Santos Meirelles
    07 Abr 2009 às 05:20

    Esse é o cara, depois de tudo que o Prefeito Wilson Santos falou dele, Rodrigo Figueiredo, mais uma vez, estende a mão para o Sr. Wilson Santos demonstrando a sua altivez e que é diferente do próprio Prefeito e seus bajuladores. Agora só falta o Prefeitinho Wilson Rolando Lero Santos não conseguir resolver o PAC Cuiabá. Nesta reportagem, Figueiredo diz claramente ao Prefeito Wilson: a Prefeitura deverá respeitar o rito processual imposto pela CGU, e nas entrelinhas diz: do contrário o PAC Cuiabá está fadado a continuar "empacado".Parabéns pela sua atitude Rodrigo!

  • Roberto Nunes Macedo
    06 Abr 2009 às 20:54

    Ao invés do Wilson Santos se juntar ao Dep., mensaleiro Pedro Heny nos porões da Prefeitura deveria era estar com esse cronograma pronto, e não ficar dizendo que vai aprontar tudo no dia 13,como? se o cronograma não está nem pronto e é definido por ele Wilson. Enquanto o Prefeito de Cuiabá insistir em levar o assunto PAC para o campo político vai ficar como está., Quero para benizar o cuiabano de thapa e cruz Rodrigo Figueiredo pela sua atitude, é assim de devem agir os grandes homens público e grandes cuiabanos. Em relação ao Wilson Tchau pra ele!

  • Zuleida Costa Marques
    06 Abr 2009 às 20:42

    Esse é o Rodrigo, não guarda rancor e tem Cuiabá no seu coração, se fosse outro depois de tudo que esse nosso prefeitinho Wilson Santos fez teria virado às costas para nós cuiabano e para Cuiabá, e ao ínves disso, Figueiredo mostra comprometimento com o seu estado e conosco cuiabanos Sianceramente, gostaria que o Sr. Wilson Santos e sua curriola se inspirasse nesse Cuiabano nato que nos orgulha muito. Parabéns Rodrigo! quanto a voçê Wilson Santos esta é sua última chance, só voçê não percebeu, aproveite senão o Blairo vem e toma a gestão do PAC de voçês seus quase-inconpetentes

Sitevip Internet