Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Mostra dos 100 anos do Cinema continua

Quem ainda não conferiu a Mostra dos 100 Anos do Cinema em Mato Grosso, ainda há tempo. Até o dia 8 de abril, o Morro da Caixa D água Velha se transforma numa sala de cinema e recebe importantes produções nacionais e internacionais. Uma realização do Instituto Cultural América (Inca), em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Prefeitura de Cuiabá, a mostra começou dia 28 de março.


O programa da mostra é composto por diferentes estéticas e cinematografias, selecionado pelos curadores Luiz Borges, Diego Baraldi, Keiko Okamura e Moacyr Santana Barros. A programação contempla quatro fases distintas do cinema: a invenção da linguagem do cinema, a introdução dos sons, o pós-guerra e a retomada das produções.

A mostra reúne pérolas do cinema mudo, com Charlie Chaplin, produções emblemáticas de cineastas como Glauber Rocha, Martin Scorsese, Pedro Amodóvar, Alfred Hitchcock, e grandes sucessos do cinema novo, entre outros. Segundo os curadores, a intenção foi criar uma mostra que caracterizasse a epopéia centenária do cinema e que oportunizasse ao público conhecer – ou rever – importantes obras deste legado iconográfico.

Hoje (07-04), partir das 18h, será exibido Táxi Drive, de Martin Scorcese, censura 16 anos. Na sinopse, em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de táxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.

O programa de hoje conta com a palestra Movidas e Retomadas, pelo professor Diego Baraldi. Na seqüência, às 20h, os filmes Pepi, Lucy, Bom e y Outras Chicas Del Montón, de Pedro Almodóvar e Querelle, de Rainer Werner Fassbinder. Ambos com censura 18 anos.

Em Pepi, Lucy, Bom e y Outras Chicas, Almodóvar conta a história de Pepi, Luci e Bom, três garotas de idades e condições bem diferentes que vivem em Madri. Um policial rouba uma marijuana, uma espécie de planta utilizada para a fabricação de drogas e de cultivo proibido, no apartamento de Pepi sem que ela seja presa. Depois do ocorrido, Pepi busca por vingança nas noites punk e underground de Madri.

Já Querelle (Alemanha/França) traz como temas centrais paixão e morte, do romance de Jean Genet adaptado para o cinema pelo alemão Rainer Werner Fassbinder. Interpretado por Brad Davis, o personagem central é um marinheiro amoral, que provoca paixões violentas em homens e mulheres, detonando neles impulsos de morte. Os cenários são estilizados e o clima homoerótico predomina neste que é o último e mais gay filme de Fassbinder.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet