Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Cargas perigosas

Fiscalização detecta irregularidades no transporte de produtos perigosos

Quinze autos de infração e duas notificações foram os resultados da operação de fiscalização no transporte de cargas perigosas realizada pela Coordenadoria de Atendimento a Acidentes Ambientais, vinculada a Superintendência de Defesa Civil (Sudec), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A operação teve início às 9 horas da manhã de ontem (07 ) e terminou às 13 horas. Participaram da operação realizada no Posto Flávio Gomes, saída de Cuiabá, homens do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde do Estado, Sema/Defesa Civil e Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq).


Segundo o coordenador de Atendimento a Acidentes Ambientais, João Carlos Rocha foram fiscalizados 47 caminhões desse total, 22 eram de transporte de combustível carregados com 752.mil litros, destinados a maioria a Cuiabá, interior do estado e também Rondônia.

A Polícia Rodoviária Federal lavrou 15 autos de infração por irregularidades na normatização da ABNT (NBR 7503) que diz respeito a ficha de emergência e envelope para o transporte de produto. Duas notificações foram emitidas pela Sema por falta da Licença de Operação.

João Carlos Rocha informou que, a exemplo do que aconteceu no ano passado, quando foram realizadas cinco operações de fiscalização, a Sema estará fazendo esse trabalho em todo o estado, tanto nas rodovias federais como estaduais.

Durante a fiscalização a Coordenadoria de Atendimento a Acidentes Ambientais aplicou um questionário, no qual perguntava aos motoristas, entre outras questões se a empresa fazia e com que freqüência, a capacitação dos funcionários para o transporte desse tipo de carga. Segundo os primeiros resultados obtidos, 90% das empresas não proporcionam cursos de capacitação periodicamente.

O coordenador salientou a importância de operações como as que vem sendo realizadas pela Sema e lembrou, mais uma vez , que a manipulação, armazenagem e transporte de cargas perigosas requer técnicas e cuidados especiais, além de exigir equipamentos de proteção individual de segurança obrigatório, que são utilizados em caso de acidentes e, a capacitação dos trabalhadores envolvidos com a atividade.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet