Sábado, 20 de abril de 2024

Bactérias podem aliviar dores, diz estudo

Os componentes principais das bactérias podem aliviar a dor em tecidos inflamados, conclui um estudo apresentado na quarta-feira (8) por um grupo de cientistas do Hospital Universitário Charité, de Berlim.

Até agora se pensava que, em geral, as inflamações causadas por bactérias tornavam a dor mais intensa.

As bactérias servem para estimular a migração dos leucócitos (glóbulos brancos) que se encontram nos tecidos inflamados, e que, junto com os agentes químicos emissores do sistema circulatório e as fibras nervosas, são as responsáveis pela dor inflamatória.

No entanto, os pesquisadores descobriram que os glóbulos brancos --dentre os quais se encontram os neutrófilos-- também podem aliviar este tipo de dor.

Os agentes bacterianos liberam endorfinas --que se vinculam aos receptores das fibras nervosas provocando dor nos tecidos inflamados-- e inibem, desta forma, as dores causadas.

Assim, o papel que desempenham os germes com relação ao foco inflamatório pode resultar decisivo em alguns casos.

A experiência já foi comprovada com ratos, que tinham inflamações em suas patas e foram submetidos a tratamento com germes.

"Se conseguirmos tornar mais eficaz este sistema, as doenças inflamatórias poderiam acontecer sem dor no futuro", afirmou o professor Christoph Stein, do Instituto Clínico de Anestesia e Medicina Intensiva Operacional do campus Benjamin Franklin, um dos responsáveis pelo estudo.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!