Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

EUA tomarão ações necessárias contra piratas, diz Procurador-geral

O Procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, garantiu hoje que o país dará os passos necessários para proteger seus navios dos ataques de piratas no oceano Índico e no litoral do Chifre da África.


Em declarações à imprensa, Holder ressaltou a necessidade de proteger a atividade dos navios americanos em águas internacionais.

Porém, ele não entrou em detalhes e alegou que ainda é "muito cedo" para especificar que tipo de ação o país tomará contra a pirataria.

Na quarta-feira, quatro piratas abordaram o cargueiro de bandeira americana "Maerks Alabama", capturado quando navegava perto do litoral da Somália, com cerca de 20 tripulantes dos EUA.

O navio, de 17 mil toneladas, levava uma carga de 232 contêineres de comida do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU.

Os piratas mantêm sequestrado o capitão do navio, Richard Phillips, em um bote salva-vidas e exigem a retirada do navio de guerra dos Estados Unidos que os segue e o pagamento de um resgate.

Ao ser perguntado se os autores do ataque irão à Justiça americana, Holder disse que é cedo para determinar tal fato e lembrou que é preciso estudar a jurisprudência, já que uma embarcação dos EUA não se via nesta situação há mais de um século.

"Não houve nenhum ato de pirataria contra um navio dos Estados Unidos em centenas de anos. Não tenho certeza exatamente do que deve acontecer depois. O que temos de assegurar é proteger a atividade marítima desta nação", disse Holder.

A Marinha dos EUA pediu a ajuda de uma equipe de negociação do FBI (Polícia federal americana) especializada em sequestros para ajudar a conseguir a libertação do capitão Phillips.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet