Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

vigilância

Órgãos de segurança mantêm plantão no feriado

O Corpo de Bombeiros trabalha com atendimentos de urgência e emergência que estão relacionados com serviços na área de segurança pública bem como nos serviços de saúde e defesa civil. Em virtude do feriado da Semana Santa as atividades consideradas essenciais não podem sofrer interrupções, a exemplo dos serviços de distribuição de água, energia elétrica, gás e combustíveis, assistência médica e hospitalar, medicamentos e alimentos, transporte coletivo, telecomunicações.


Para estarem atentos aos acontecimentos que exigem intervenção de imediato e também atuar nas prevenções nos dias de feriados, os órgãos de segurança pública montam estruturas para o atendimento específico do público que aproveita os dias de descanso em determinadas áreas do Estado.

Na capital, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), está permanentemente de plantão 24 horas para atender o público que necessita do atendimento e a partir daí, coordenar o atendimento integrado de ocorrências, facilitando o acesso da população aos serviços emergenciais da área de segurança pública e, de acordo com a natureza distribuir para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), Politec e também prestar apoio a essas instituições nos 141 municípios do Estado.

As delegacias e unidades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) irão funcionar normalmente. O horário de atendimento das quatro unidades do Cisc (Coxipó, Verdão, Planalto e Parque do Lago), do Ciosp e das delegacias, tanto da Capital como do interior de Mato Grosso não sofrem alteração.

A Polícia Militar realiza a “Operação Páscoa”, os policiais estarão nas principais vias da cidade distribuindo panfletos com dicas de segurança para quem for ‘pegar’ a estrada no final de semana prolongado. Mais de 400 policiais irão trabalhar em turnos distintos em Cuiabá e Várzea Grande. Nas rodovias, que dão acesso às cidades de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e Poconé, comboios e barreiras serão realizados para garantir que os motoristas e suas respectivas famílias cheguem com tranquilidade aos seus respectivos destinos.

A adoção do feriado está prevista no decreto nº 1.743, de 19 de dezembro de 2008, que estabelece e divulga os dias de feriados nacionais, estaduais e define os pontos facultativos nas repartições públicas do Estado. Os feriados declarados em lei municipal, de que trata a Lei Federal Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, serão observados pelas repartições da Administração Pública Estadual direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades, diz o texto do artigo segundo do decreto. 

Próximos feriados

- 10 abril (sexta-feira), Paixão de Cristo;
- 12 abril (domingo), Páscoa - ponto facultativo;
- 20 abril (segunda-feira), ponto facultativo;
- 21 abril (terça-feira), Tiradentes - feriado nacional;
- 1º maio (sexta-feira), Dia do Trabalho - feriado nacional;
- 11 junho (quinta-feira), Corpus Christi - ponto facultativo;
- 12 junho (sexta-feira), ponto facultativo;
- 07 setembro (segunda-feira), Independência do Brasil - feriado nacional;
- 12 outubro (segunda-feira), Nossa Senhora Aparecida - feriado nacional;
- 30 outubro (sexta-feira) – ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público;
- 02 novembro (segunda-feira), Dia de Finados - feriado nacional;
- 15 novembro (domingo), Proclamação da República feriado nacional;
- 20 novembro (sexta-feira), Dia da Consciência Negra - feriado estadual;
- 24 dezembro (quinta-feira), ponto facultativo;
- 25 dezembro (sexta-feira), Natal - feriado nacional;
- 31 dezembro (quinta-feira), ponto facultativo.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet